v. 5, n. 1 (2023)

Revista Multifaces

Prefácio

 

Caras(os) Leitoras(es),

Com grande honra apresento a vocês o Volume 5 da Revista Multifaces, uma revista que abraça o conhecimento em suas mais diversas faces e nuances. O foco na educação profissional, científica e tecnológica e a promoção da multidisciplinaridade não apenas traduzem os tons da Revista Multifaces, mas representam o cerne da missão do Instituto Federal do Norte de Minas Gerais (IFNMG).

Com muita alegria, destaco também o quão importante é ter a nossa revista indexada como B2 no Qualis CAPES (Quadriênio 2017-2020). Isso ressalta, sobretudo, a qualidade dos trabalhos publicados e o esforço da nossa instituição e dos nossos servidores em desenvolver a nossa revista gradualmente através dos mais altos parâmetros de excelência.

Neste primeiro volume do ano de 2023, apresentamos uma edição pautada na diversidade do conhecimento, em que a maioria dos textos trazem a autoria de mulheres, trazendo a força do movimento feminino dentro da ciência – algo que deve ser valorizado e ressaltado sempre. Também, esta edição é composta por diferentes instituições, especialmente dentro do Estado de Minas Gerais, com autores e autoras vinculados(as) à Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), à Universidade Federal de Uberlândia (UFU), à Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG), à Universidade Estadual de Montes Claros (UNIMONTES), além do próprio IFNMG e de fora do Estado, como a Universidade do Estado do Pará (UEPA).

Além disso, a Revista Multifaces oportuniza a divulgação técnico-científica sobre as mais diferentes temáticas, relevantes discussões e resultados.

No primeiro artigo, “Estresse Hídrico e Salino na Germinação de Sementes de Amendoim (Arachis hypogaea L.) CV. TATU SP” os autores do IFNMG – Campus Januária, Pedro Ivo Prudêncio Castro, Ana Luíza Medrado Monteiro, Aroldo Gomes Filho, Valéria Ferreira da Silva, Sérgio Ferreira Alcântara, e Adailton Júnior Nunes de Jesus, encontraram resultados mostrando a influência negativa de condições salinas no crescimento e desenvolvimento do amendoim na região do Norte de Minas Gerais.

Em outra linha de pesquisa, no segundo artigo, “Inovação e Aspectos Ligados a Sustentabilidade Ambiental”, a autora Junia de Souza Silva (UNIMONTES) traz uma discussão sobre possibilidades e avanços nas formas de gestão com inovação e sustentabilidade do ponto de vista ambiental, ressaltando a necessidade de uma mudança da nossa sociedade quanto aos nossos hábitos de consumo e nossa forma de produzir. É um interessante e atual trabalho na área de gestão ambiental que provoca a todos nós.

No terceiro artigo, “Aula Inédita: Utilizando o GeoGebra no Ensino da Matemática no 3º ano do Ensino Médio”, a autora Karolliny Danielle Santos (UEMG) apresenta um relato de experiência de uma aula inédita junto a uma turma do 3º Ano do Ensino Médio, utilizando o software matemático GeoGebra. O trabalho traz uma interessante intersecção entre o ensino de matemática e o uso de tecnologias digitais na educação.

Também como relato de experiência, no quarto artigo, “Reposicionamento estratégico da comunicação em instituições públicas: reflexões a partir do exemplo do Instituto Federal do Norte de Minas Gerais”, o nosso Diretor de Comunicação do IFNMG, Braulio Quirino Siffert, e nossa Jornalista, Juliana Silveira Paiva, apresentam reflexões sobre a evolução da comunicação do IFNMG a um nível estratégico, explanando sobre o papel da comunicação nas instituições públicas. O artigo demonstra como uma gestão de comunicação planejada, integrada e profissionalizada possibilita maior participação democrática nas decisões, transparência pública e engajamento da comunidade.

Seguindo uma linha na área da educação, no quinto artigo, “A Vivência do Estágio Supervisionado e suas Contribuições para a Prática Docente”, as(os) autoras(es) da Universidade do Estado do Pará (UEPA), Suely Ribeiro Ferreira, Rayssa Pereira dos Reis, e Bruno Sebastião Rodrigues da Costa, descrevem as vivências e as contribuições do Estágio Supervisionado na formação do professor.

Em “Saponificação do Óleo de Coco Macaúba (Acrocomia Aculeata (Jacq.) Lodd), como Estratégia para o Ensino de Química e Bioquímica”, sexto artigo da edição, as(os) autoras(es) da Universidade Estadual de Montes Claros (UNIMONTES), Pedro Henrique Fonseca Veloso, Maria Cecília Silva Corrêa, Martha Grasielle Alves Mendes, Júlia Maria Viana Santana, e Fernanda Alves Maia, demonstram uma aula prática, realizada no curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da UNIMONTES, com estratégias de bioquímica para produzir sabão.

Seguindo para uma linha voltada para a educação especial, no sétimo artigo, “Análise das Ações do Núcleo de Apoio às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas (NAPNE) do Instituto Federal do Norte de Minas Gerais no Período de 2016 a 2019”, a autora Gisele de Cássia Gusmão (IFNMG) investiga as ações do Núcleo de Apoio às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas (NAPNE) do IFNMG, demonstrando como tais ações se mostram contributos importantes para o fomento da educação inclusiva e aceitação das pessoas portadoras de necessidades específicas. Este trabalho traz um relevante apanhado documental sobre esta ação dentro da nossa Instituição.

Por sua vez, no oitavo artigo “Indicadores de Desempenho na Administração Pública: A Utilização do Balanced Scorecard no Setor Público”, a autora Andreia de Cassia Alves Ribeiro (administradora do IFNMG - Campus Salinas) faz estudo relacionando ferramentas de gestão estratégica e mensuração de resultados dentro do contexto das organizações públicas. O artigo ainda traz um paralelo com o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) da nossa Instituição, se mostrando, assim, um relevante trabalho para a área da administração pública e para os nossos gestores do IFNMG.

No nono artigo, “Uso de SIGS para Geração de Mapas com a Localização Média do Pau D'óleo (Copaifera Langsdorffii) na Margem Noroeste do Município de São Francisco, Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco, MG.”, os(as) autores(as) Pedro Luiz Teixeira Camargo, Paulo Pereira Martins Junior, Marcílio Baltazar Teixeira, Fernando Antônio Madeira, Raphaella Karla Portes Beserra, Tiago Soares Barcelos (vinculados à UNIMONTES) geraram um mapa capaz de apresentar a média populacional do Pau d’Óleo (conhecido também como bálsamo ou copaíba), descobrindo que a sua incidência populacional parece estar relacionada às regiões menos úmidas, especialmente na mata seca.

Voltando-se para a análise de aspectos de saúde pública, no décimo artigo intitulado “Aspectos sociais e ambientais na prevalência da esquistossomose em comunidades rurais do município de Januária-MG”, os(as) autores(as) Luiz Carlos Ferreira e Michelly Tayanne Santos Sá (vinculados ao IFNMG – Campus Januária) fazem um mapeamento da prevalência da esquistossomose em comunidades rurais do município de Januária/MG, apresentando o perfil epidemiológico da doença nas comunidades. O estudo mostra que condições socioambientais desfavoráveis, associadas à desinformação da população, são fatores ligados ao crescimento da esquistossomose.

Por outro lado, no décimo primeiro artigo desta edição, o artigo “Modelagem e Simulação em Trocador de Calor Bitubular em Estado Estacionário”, do autor Mário Luiz Pereira Souza (aluno egresso do curso de Engenharia Química do IFNMG - Campus Montes Claros), aplicou uma equação diferencial e simulou o comportamento que descreve a variação de temperatura no trocador de calor bitubular na condição estacionária.

Retornando ao tema da saúde, o décimo segundo artigo, “Cuidados Intensivos em Enfermagem: Caso Clínico no HCU” de Eloisa Lopes Soares Lima e Elias José Oliveira (vinculados à Universidade Federal de Uberlândia), retrata um caso clínico real, em que por meio de Ensino Baseado em Problemas, a prática pôde ser acompanhada, observando-se o atendimento e os cuidados intensivos no contexto da enfermagem.

No décimo terceiro e último artigo desta edição, “Determinação da Distribuição do Tempo de Residência em um Reator Contínuo de Tanque Agitado”, mais uma vez nesta edição, nosso aluno egresso do curso de Engenharia Química, Mário Luiz Pereira Souza (IFNMG - Campus Montes Claros) desenvolve um estudo experimental sobre reatores químicos, visando identificar o tempo que as moléculas contidas numa massa fluida permanecem no reator. Sobretudo, apresentar esses dois artigos de excelência de um egresso da nossa Instituição me dá alegria e fagulhas no coração: estamos desenvolvendo um trabalho bonito e coeso.

Com isso, em nome dos Editores da Revista Multifaces, agradeço às autoras e aos autores que compõem esta 5ª edição da nossa revista, pois são aquelas(es) que dão vida à nossa publicação e nos prestigiam com seus trabalhos e paixão pela ciência. Aos avaliadores “ad hoc”, presto meus agradecimentos pelo compromisso com o desenvolvimento científico do Norte de Minas Gerais.

 

Uma ótima leitura a todas e a todos!

 

Abraços fraternos,

Prof. Joaquina Aparecida Nobre da Silva

Reitora do Instituto Federal do Norte de Minas Gerais (IFNMG)

Sumário

Pedro Ivo Prudêncio Castro, Ana Luíza Medrado Monteiro, Aroldo Gomes Filho, Valéria Ferreira da Silva, Sérgio Ferreira Alcântara, Adailton Júnior Nunes de Jesus
PDF
1-14
Junia De Souza Silva
PDF
15-26
Karolliny Danielle Santos
PDF
27-45
Braulio Quirino Siffert, Juliana Silveira Paiva
PDF
46-60
Suely Ribeiro Ferreira, Rayssa Pereira dos Reis, Bruno Sebastião Rodrigues da Costa
PDF
61-71
Pedro Henrique Fonseca Veloso, Maria Cecília Silva Corrêa, Martha Grasielle Alves Mendes, Júlia Maria Viana Santana, Fernanda Alves Maia
PDF
72-83
Gisele de Cássia Gusmão
PDF
84-97
ANDREIA DE CASSIA ALVES RIBEIRO
PDF
98-111
Pedro Luiz Teixeira Camargo, Paulo Pereira Martins Junior, Marcílio Baltazar Teixeira, Fernando Antônio Madeira, Raphaella Karla Portes Beserra, Tiago Soares Barcelos
PDF
112-122
Luiz Carlos Ferreira, Michelly Tayanne Santos Sá
PDF
123-135
Mário Luiz Pereira Souza
PDF
136-147
Eloisa Lopes Soares Lima, Elias José Oliveira
PDF
148-167
Mário Luiz Pereira Souza
PDF
168-177