INDICADORES DE DESEMPENHO NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA: A UTILIZAÇÃO DO BALANCED SCORECARD NO SETOR PÚBLICO.

ANDREIA DE CASSIA ALVES RIBEIRO

Resumo


O Balanced Scorecard é uma ferramenta de gestão e mensuração de desempenho ligado à missão, visão e valores da instituição, utilizando-se quatro perspectivas que integra todos os níveis hierárquicos da organização. Nesse sentido este estudo tem por objetivo demonstrar a viabilidade da utilização do Balanced Scorecard na administração pública como instrumento de gestão e mensuração de seus resultados, tomando, por referência o Instituto Federal do Norte de Minas Gerais (IFNMG). A pesquisa é qualitativa e descritiva, pois busca explicar o porquê das coisas através da descrição de fatos e ao analisar o uso do Balanced Scorecard na gestão pública. A técnica de coleta de dados é bibliográfica que se utiliza de livros e sítios eletrônicos, bem como o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) do IFNMG. Dentre os resultados destacados, verifica-se a viabilidade de utilização do Balanced Scorecard na administração pública para medir seu desempenho bem como orientar sua estratégia.

Palavras-chave: Indicadores de desempenho. Balanced Scorecard. Plano de Desenvolvimento Institucional. IFNMG.

 

 

DOI: https://doi.org/10.29327/2169333.5.1-8


Texto completo:

PDF

Referências


FERNANDES, A. G. Balanced Scorecard aplicado à administração pública: uma proposta de planejamento estratégico para o departamento de administração e economia da Universidade Federal de Lavras. Dissertação (Mestrado Profissional em Administração Pública) – Universidade Federal de Lavras. Lavras/MG: UFLA, 2014.

FERREIRA, H.; CASSIOLATO, M.; GONZALEZ, R. Uma experiência de desenvolvimento metodológico para avaliação de programas: o modelo lógico do programa segundo tempo. Texto para Discussão, n. 1369. Brasília: IPEA, 2009.

GERHARDT, T. E.; SILVEIRA, D. T. (Orgs.). Métodos de pesquisa. Porto Alegre: UFRGS, 2009.

GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2011.

GRATERON, I. R. G. Auditoria de gestão: utilização de indicadores de gestão no setor público. Caderno de Estudos, n. 21, p. 1-18, 1999.

FELIX, R.; FELIX, P. do P.; TIMÓTEO, R. Balanced Scorecard: adequação para gestão estratégica nas organizações públicas. Revista do Serviço Público, v. 62, n. 1, p. 51-74, 2011.

IFNMG. Instituto Federal do Norte de Minas Gerais. Plano de Desenvolvimento Institucional 2019/2023. Montes Claros: IFNMG, 2019.

JANNUZZI, P. M. Considerações sobre o uso, mau uso e abuso dos indicadores sociais na formulação e avaliação de políticas públicas municipais. Revista de Administração Pública, v. 36, n. 1, p. 51-72, 2002.

KAPLAN, R. S.; NORTON, D. P. Mapas estratégicos: convertendo ativos intangíveis em resultados tangíveis (Strategy Maps). Rio de Janeiro: Elsevier, 2004.

MAGALHÃES, M. T. Q. Metodologia para desenvolvimento de sistemas de indicadores: uma aplicação no planejamento e gestão da política nacional de transportes. Dissertação (Mestrado em Transportes) – Universidade de Brasília. Brasília: UnB, 2004.

MARCONI, M. de A.; LAKATOS, E. M. Técnicas de pesquisa. 7. ed. São Paulo: Atlas, 2011.

I.

MPOG. Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão. Indicadores: orientações básicas aplicadas à gestão pública. Brasília/DF: MPOG, 2012.

MPOG. Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão. Produto 1. Melhoria da gestão pública por meio da definição de um guia referencial para medição do desempenho da gestão, e controle para o gerenciamento dos indicadores de eficiência, eficácia e de resultados do programa nacional de gestão pública e desburocratização. Brasília/DF: MPOG, 2009.

MPOG. Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão. Produto 4. Melhoria da gestão pública por meio da definição de um guia referencial para medição do desempenho da gestão, e controle para o gerenciamento dos indicadores de eficiência, eficácia e de resultados do programa nacional de gestão pública e desburocratização. Brasília/DF: MPOG, 2009.

OLIVEIRA, J. M. de; IZELLI, R. C. Indicadores de desempenho baseados no Balanced Scorecard: um modelo adaptado à administração pública. Refas - Revista Fatec Zona Sul, v. 4, n. 2, p. 37-51, 2018.

RUA, M. G. Desmistificando o problema: uma rápida introdução ao estudo dos indicadores. Brasília: ENAP, 2004.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.