Análise das ações do Núcleo de Apoio às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas (Napne) do Instituto Federal do Norte de Minas Gerais no período de 2016 a 2019

Gisele de Cássia Gusmão

Resumo


O Instituto Federal do Norte de Minas (IFNMG) oferece, principalmente, cursos técnicos de nível médio (nas modalidades integrado, concomitante e subsequente ao ensino médio), presenciais e a distância, cursos técnicos PROEJA (Programa de Integração da Educação Profissional ao Ensino Médio na Modalidade Educação de Jovens e Adultos), FIC (Formação Inicial e Continuada), cursos superiores (tecnologia, bacharelado e licenciatura) e pós-graduação. Adicionalmente, faz parte da política dos IF o apoio ao estudante público-alvo da educação especial (PAEE) a partir da manutenção de núcleos de apoio. Um desses núcleos é o Núcleo de Apoio às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas (NAPNE), responsável pela promoção de ações, na maioria dos IF, para o atendimento a estudantes PAEE, sendo uma das possibilidades de atuação do professor de Educação Especial. Desta forma, no presente estudo, questiona-se em que medida as ações do NAPNE/IFNMG contribuem para a fomentação da cultura da educação para a convivência e aceitação das pessoas com necessidades específicas. Objetivamente, busca-se discutir se as ações realizadas pelo NAPNE nos diversos campi do IFNMG estão em consonância com seus objetivos, conforme o Regulamento do Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Específicas (NAPNE/IFNMG), por meio de uma pesquisa documental e qualitativa. Conclui-se que o NAPNE tem movimentado a comunidade escolar com ações de inclusão do PAEE, desde servidores a alunos; no entanto, não tem cumprido plenamente seus objetivos. Apesar de os núcleos não estarem estagnados, pressupõe-se que a falta de recurso financeiro específico para o NAPNE contribui para o não cumprimento pleno de suas competências.

Palavras-chave: Educação Especial. Instituto Federal do Norte de Minas. NAPNE.

 

 

DOI: https://doi.org/10.29327/2169333.5.1-7


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