A VIVÊNCIA DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA A PRÁTICA DOCENTE

Suely Ribeiro Ferreira, Rayssa Pereira dos Reis, Bruno Sebastião Rodrigues da Costa

Resumo


O presente artigo apresentará um relato das atividades desenvolvidas durante a disciplina de Prática de Ensino de Matemática II, por acadêmicos do 7º semestre do Curso de Licenciatura em Matemática da Universidade do Estado do Pará (UEPA), gerado pelas observações realizadas em duas escolas de Ensino Médio, localizadas no município de Moju/PA. O artigo tem por objetivo descrever as vivências e as contribuições do Estágio Supervisionado na formação do futuro professor de matemática durante o período de observações, regência e aplicação do Projeto de Intervenção, que foi a exposição de jogos matemáticos (EXPOMAT). Para tal, buscou-se aportes teóricos em autores que ressaltam a importância do Estágio Supervisionado e da Ludicidade. Nesse sentido, esta narrativa é composta de relatos referentes aos fatos ocorridos durante o período da disciplina, bem como as contribuições quando se trabalha com a Ludicidade, para contribuir como o processo de ensino-aprendizagem de Função Polinomial do 1º Grau.

Palavras-chave: Ensino Médio. Estágio Supervisionado. Função Polinomial do 1º Grau. Ludicidade.

 

 

DOI: https://doi.org/10.29327/2169333.5.1-5


Texto completo:

PDF

Referências


ALMEIDA, P. N. de. Dinâmica lúdica: jogos pedagógicos. São Paulo: Loyola, 1984.

BRASIL. Lei n° 11.788 de 25 de setembro de 2008. Brasília, DF: Casa Civil, 2008. Disponível em: . Acesso em: 01 jun. 2022.

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Educação é a base. Brasília: MEC, 2017.

BORBA, F. M. de. Jogos matemáticos para o ensino de função. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) – Universidade Luterana do Brasil. Canoas: ULBRA, 2008.

CABRAL, M. A. A utilização de jogos no ensino de matemática. Monografia (Graduação em Matemática) –Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências Físicas e Matemáticas, Curso de Matemática. Florianópolis: UFSC, 2006.

JESUS, M. A. S. de; FINI, L. D. T. Uma proposta de aprendizagem significativa de matemática através de jogos. In: BRITO, M. R. F. de. (Org.). Psicologia da educação matemática: teoria e pesquisa. Florianópolis: Insular, 2005.

LEITE, Y. U. F.; GHEDIN, E.; ALMEIDA, M. I. Formação de professores: caminhos e descaminhos da prática. Brasília: Líber livro, 2008.

LIMA, M. S. L.; PIMENTA, S. G. Estágio e docência: diferentes concepções. Revista Poíesis, v. 3, n. 3-4, p. 5-24, 2006.

MACEDO, L. de; PETTY, A. L. S.; PASSOS, N. C. Aprender com jogos e situações-problema. Porto Alegre: Artmed, 2007.

SCALABRIN, I. C.; MOLINARI, A. M. C. A importância da prática do estágio supervisionado nas licenciaturas. Revista Unar, v. 7, n. 1, p. 1-12, 2013.

TAVARES, N. P.; COSTA, L. de F. M. da. Estágio supervisionado e Etnomatemática na formação do professor de matemática. In: Encontro Paraense de Educação Matemática, 10., 2015, Belém. Anais... Belém: UFPA, 2015.

UEPA. Universidade do Estado do Pará. Projeto Político-Pedagógico do Curso de Licenciatura em Matemática. Belém: UEPA, 2012.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.