Aula Inédita: Utilizando o GeoGebra no Ensino da Matemática no 3º ano do Ensino Médio

Karolliny Danielle Santos

Resumo


Aqui, apresenta-se um estudo de caso mediante uma Aula Inédita, utilizando o software GeoGebra, elaborado para alunos do terceiro ano do ensino médio. A aula foi dividida em três etapas. Na primeira etapa, definiram-se a metodologia e o planejamento das atividades a serem executadas. Na segunda etapa, realizou-se uma intervenção por meio de uma aula com metodologia diferente daquela já utilizada pela professora regente da turma, utilizando diferentes aparatos, dentre eles, projetor, aquário, figuras geométricas de acrílico e apresentação da geometria por meio do GeoGebra. Na última etapa, por meio de questionários, foram investigados os resultados obtidos e o grau de satisfação por parte dos estudantes. Nesta aula, foi feita introdução às diferentes medidas e relações de volume, área e comprimento, exposição de situações práticas. Os resultados obtidos foram promissores, visto que mais de 95% dos alunos perceberam a importância deste tipo de aula. Portanto, conclui-se que a intervenção foi eficaz nos objetivos propostos.

Palavras-chave: Aula Inédita. GeoGebra. Intervenção. Geometria. Matemática.

 

DOI: https://doi.org/10.29327/2169333.5.1-3


Texto completo:

PDF

Referências


ALMEIDA, C. S. de. Dificuldades de aprendizagem em matemática e a percepção dos professores em relação a fatores associados ao insucesso nesta área. 2006. 13 f. Monografia (Graduação em Matemática) – Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2006.

ALMIRO, J. Materiais Manipuláveis e Tecnologia na aula de Matemática. Relato de Experiência. Escola Secundária de Tondela. Portugal. 2004. Disponível em: . Acesso em 24 Maio 2021.

ALVES, A. de F.; SILVA, A. M. da; GARCIA, A. K. de; AQUINO, E. J. de. Laboratório de geometria espacial com material reciclável. In: Educação Matemática em Pesquisa: Perspectivas e Tendências - Volume 3. São Paulo: Editora Científica, 2021. pp. 297-310

AZEVEDO, M. C. S. de. Ensino por Investigação: problematizando as atividades em sala de aula. In: CARVALHO, A. M. P. de (Org.). Ensino de Ciências: unindo a pesquisa e a prática. São Paulo: Cengage Learning, 2016.

CASTRO, A. L. A formação de professores de matemática para uso das tecnologias digitais e o currículo da era digital. In: XII Encontro Nacional de Educação Matemática - ENEM 12., São Paulo. Anais... Brasília: Sociedade Brasileira de Educação Matemática – SBEM, 2016.

CASTRO, P. A. P. P.; TUCUNDUVA, C. C.; ARNS, E. M. A importância do planejamento das aulas para organização do trabalho do professor em sua prática docente. Revista Athena, v.10, p. 49-62, jan/jun., 2008.

CFA. Conselho Federal de Administração. Brasil cai em Ranking Mundial de Educação em Ciências, Leitura e Matemática. Brasília: CFA, 2016. Disponível em: . Acesso em: 08 Ago. 2018.

DIAS, C. C. et al. Curso de Pós-Graduação Lato Senso: Ensino da Matemática para o Ensino Médio, p. 12, 2017.

ENEM. Exame Nacional do Ensino Médio. Edição 2015. Disponível em: . Acesso em: 19 ago. 2018.

FERREIRA, P. Pesquisa aponta retrocesso no aprendizado do ensino médio brasileiro. O Globo, Rio de Janeiro, jan. 2017. Disponível em: . Acesso em: 20 ago. 2018.

FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: Saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

GeoGebra. Aplicativo Matemático. 2018. Disponível em: . Acesso em: 17 ago. 2018.

ISPG. Instituto São Paulo GeoGebra. 2008. Disponível em: . Acesso em: 17 ago. 2018.

KAMII, C. Desvendando a Aritmética - Implicações da teoria de Piaget. Campinas: Papirus, 2001.

LECRER, O. P. V. G.; PAZUCH, V. Reflexão sobre o processo de elaboração de tarefas de geometria espacial em um movimento formativo de professores. Revista de Matemática, Ensino e Cultura - REMATEC, v. 16, n. 37, p. 97-122, 2021.

PARRA, C. S. I. Didática da matemática: reflexões psicopedagógicas. Porto Alegre: Artmed, 1996.

PIAGET, J. A psicologia da criança. Rio de Janeiro: Bertrand, 1998.

BRASIL. Parâmetros curriculares nacionais: Matemática /Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC /SEF, 1998. 148 p.

SALDAÑA, P. Desempenho do Ensino Médio em Matemática é o Pior desde 2005. Folha de S. Paulo, São Paulo, set. 2016. Disponível em: . Acesso em: 20 ago. 2018.

SILVA, D. D. Geometria Plana. Info Escola, São Paulo, ago. 2016. Disponível em: . Acesso em: 20 ago. 2018.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.