v. 4, n. 1 (2022)

Revista Multifaces

Prefácio

 

Prezado(a) Leitor(a), saudações.

Aqui, apresentamos o volume 4 da Revista de Ciência, Tecnologia e Educação Multifaces, em seu primeiro número do ano de 2022, uma publicação do Instituto Federal do Norte de Minas Gerais (IFNMG), coordenada pela Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (PROPPI) e pelo Centro de Referência em Formação e Educação a Distância (CEAD).

Vencendo desafios impostos pela Pandemia da COVID-19 e ressaltando o engajamento institucional em prol da educação, da ciência e da tecnologia, a Revista Multifaces dá continuidade a suas atividades editoriais de forma multidisciplinar, com qualidade e oportunizando a divulgação científica sobre os mais diversos temas.

Neste primeiro número de 2022, apresentamos 9 (nove) artigos, de autores de diversas instituições ao redor do Brasil, que embarcam em reflexões importantes para a atualidade e que são relevantes para o nosso contexto político e social.

No artigo “A Base Nacional Comum Curricular e o Programa “A União Faz A Vida”: Compreender e Transformar a Educação”, os autores Sergio Vale da Paixão (Instituto Federal do Paraná) e Luiz Gonzaga de Melo (Secretaria de Estado da Educação do Paraná) discutem sobre uma iniciativa de responsabilidade social da Fundação Sicredi, relacionando-a com a BNCC dentro do Programa A União Faz a Vida, trazendo, inclusive, uma reflexão sobre o contexto em que se encontra a educação brasileira.

Em uma linha de estudo voltada para a contabilidade criativa, o artigo “Profissional Contábil e o Crime de Lavagem de Dinheiro”, dos autores Thiago Lúcio Correia Barra e Nilton Cesar Lima (ambos da Universidade Federal de Uberlândia), discute sobre as circunstâncias éticas e legais que norteiam a profissão contábil, especificamente quanto à prática de crimes de lavagem de dinheiro e suas implicações no contexto da contabilidade gerencial.

Por sua vez, no artigo “Modelagem e Previsão da Geração de Potência Fotovoltaica no Município de Teófilo Otoni”, os autores Larissa Guimarães Rocha, Marcos Oliveira Medeiros e Luan Diego de Lima Pereira (vinculados ao Instituto Federal do Norte de Minas Gerais) fazem um estudo sobre a geração de energia fotovoltaica no Brasil, desenvolvendo um modelo probabilístico de geração de energia solar, a partir de dados históricos de temperatura e irradiação solar da região de Teófilo Otoni/MG.

Voltando a tratar sobre a educação, o artigo “Os Efeitos do FUNDEB e dos Fatores Internos e Externos sobre o IDEB do Ensino Fundamental I das Escolas Públicas Municipais de Caratinga/MG entre 2007 e 2017”, dos autores Josester Teixeira de Sousa e Simão Pereira da Silva (Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri), traz um estudo quantitativo sobre a relação entre fatores internos e externos de 13 escolas públicas municipais de Caratinga/MG do Ensino Fundamental I e o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), no período de 2007 a 2017. O artigo mostra que o aumento do IDEB tem mostrado relação direta, por exemplo, com o Produto Interno Bruto (PIB), o Índice de Desenvolvimento Humano (IDHM) e os recursos provenientes do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (FUNDEB).

No artigo “Um Estudo sobre o Plano Diretor de Reforma do Aparelho do Estado (PDRAE) de 1995”, as autoras Veronica Cruz Silveira Barbosa, Jaete Pinto da Silva e Ana Cláudia Soares da Silva (vinculadas ao Instituto Federal do Norte de Minas Gerais) fazem um apanhado histórico da reforma administrativa no Brasil proposta por Bresser-Pereira, em 1995. No estudo, as autoras discutem sobre as implicações do PDRAE na economia e na administração pública brasileira.

Ainda seguindo uma linha de estudo voltada à Administração Pública, o artigo “Planejamento Estratégico e Gestão Pública Municipal: Um Estudo sobre a Secretaria Municipal de Educação de Itinga-MG”, das autoras e dos autores Danielly Pinheiro Gusmão Souza (Instituto Federal do Norte de Minas Gerais), Acson Gusmão Franca, Arivone Gusmão Franca, Sirlene Aparecida Pereira Costa (vinculados à Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri) e Marclene Gusmão Franca (Instituto Federal do Norte de Minas Gerais), apresenta um estudo de caso sobre a aplicabilidade do planejamento estratégico no âmbito educacional do município de Itinga/MG. Para as autoras e os autores do artigo, o planejamento estratégico é ferramenta essencial para a execução do trabalho na gestão pública municipal, especialmente na eficiência do processo decisório.

Trazendo uma reflexão sobre o tripé “ensino-pesquisa-extensão”, o artigo “Ensino, Pesquisa e Extensão: Experiência da Indissociabilidade na Elaboração de Planos Municipais de Saneamento Básico no Estado de Rondônia”, dos autores Augusto Rodrigues Sousa, Gedeli Ferrazzo e Antônio dos Santos Júnior (vinculados ao Instituto Federal de Rondônia), relata uma experiência promovida pelo Projeto Saber Viver, fruto de um Termo de Execução Descentralizada (TED) assinado entre a Fundação Nacional da Saúde (FUNASA) e o Instituto Federal de Rondônia (IFRO). Os autores analisam que o Projeto Saber Viver tem permitido uma experiência concreta da indissociabilidade ensino-pesquisa-extensão e, para tanto, trazem uma descrição detalhada do projeto e de suas implicações.

O último artigo desta edição, “Gestão Democrática na Educação Profissional e Tecnológica: Mecanismos de Participação na Construção do Projeto Pedagógico de Curso”, das autoras Claudiane Moreira Costa (Instituto Federal do Norte de Minas Gerais), Ana Maria Leite Lobato (Instituto Federal do Pará) e do autor Cleber Silva e Silva (Instituto Federal do Pará), faz uma reflexão sobre a dinâmica dos mecanismos de participação democrática na construção de projetos pedagógicos de cursos técnicos. Por meio de uma pesquisa documental, o trabalho evidencia os processos por meio de mecanismos de participação individual e coletiva, atendendo ao princípio fundamental da gestão democrática em instituições educacionais.

Após esta apresentação, agradecemos aos autores e às autoras que compõem esta edição pela confiança e parceria junto à Revista Multifaces.

Também, agradecemos aos editores associados e aos avaliadores, por estarem junto conosco neste processo de desenvolvimento da ciência. Muito obrigado pelo empenho, compromisso e zelo com o trabalho editorial.

Por fim, desejamos uma boa leitura a todos e todas, na expectativa de que os trabalhos aqui publicados possam ser de grande valia e de interessantes reflexões para a vida e profissão de vocês.

 

Até a próxima!

 

Com os melhores cumprimentos, 

Prof. Gustavo Henrique Silva de Souza

Editor Gerente

Revista Multifaces

Sumário

Sergio Vale da Paixão, Luiz Gonzaga de Melo
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1-17
Thiago Lúcio Correia Barra, Nilton Cesar Lima
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18-37
Larissa Guimarães Rocha, Marcos Oliveira Medeiros, Luan Diego de Lima Pereira
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38-51
Josester Teixeira de Sousa, Simão Pereira da Silva
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52-67
Veronica Cruz Silveira Barbosa, Jaete Pinto da Silva, Ana Cláudia Soares da Silva
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68-83
Danielly Pinheiro Gusmão Souza, Acson Gusmão Franca, Arivone Gusmão Franca, Sirlene Aparecida Pereira costa, Marclene Gusmão Franca
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84-101
Augusto Rodrigues Sousa, Gedeli Ferrazzo, Antônio dos Santos Júnior
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115-129
Claudiane Moreira Costa, Ana Maria Leite Lobato, Cleber Silva e Silva
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130-145