Os Efeitos do FUNDEB e dos Fatores Internos e Externos sobre o IDEB das Escolas Públicas Municipais de Caratinga/MG do Ensino Fundamental I entre 2007 e 2017

Josester Teixeira de Sousa, Simão Pereira da Silva

Resumo


Este estudo teve como objetivo verificar a correlação entre o FUNDEB e os fatores internos e externos às escolas sobre o IDEB do Ensino Fundamental I das 13 instituições de ensino públicas municipais de Caratinga/MG, no período de 2007 a 2017. Para tanto, foi utilizada a técnica de dados em painel com efeitos fixos, como procedimento metodológico. Pelos resultados, foi possível perceber que as variáveis estudadas influenciaram em 86,50% sobre o IDEB no período analisado. O FUNDEB foi a variável que apresentou o maior nível de correlação, sendo seu percentual igual a 64,01%, seguido pelo PIB per capita igual a 62,15% e IDHM igual a 57,88%. O FUNDEB também foi a variável que obteve o maior grau de significância para fins de projeções sobre a qualidade da educação básica, sendo seu coeficiente igual a 2,38%. As variáveis internas (professores com ensino superior, regularidade docente e indicador de infraestrutura) das escolas apresentaram baixa significância sobre o IDEB. Percebe-se que ocorreram progressos na qualidade do Ensino Fundamental I ofertado no município de Caratinga/MG em decorrência dos recursos provenientes do FUNDEB, associados ao bom IDHM que o município apresentou; entretanto há necessidade de novas pesquisas para entender, com maior profundidade, como outros fatores podem interferir no resultado do IDEB dos alunos do quinto ano do ensino fundamental e por quais motivos algumas escolas ainda não conseguiram atingir a meta educacional proposta pelo Plano de Desenvolvimento da Educação.

Palavras-chave: IDEB. FUNDEB. Fatores Internos e Externos. Caratinga-MG.

 

 

DOI: https://doi.org/10.29327/2169333.4.1-4


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