Ensino, Pesquisa e Extensão: Experiência da Indissociabilidade na Elaboração de Planos Municipais de Saneamento Básico no Estado de Rondônia

Augusto Rodrigues Sousa, Gedeli Ferrazzo, Antônio dos Santos Júnior

Resumo


O artigo apresenta o relato de experiência da elaboração dos Planos Municipais de Saneamento Básico de dezenove municípios do Estado de Rondônia. A proposta é promovida pelo Projeto Saber Viver, fruto de um Termo de Execução Descentralizada (TED) assinado entre a Fundação Nacional da Saúde (FUNASA) e o Instituto Federal de Rondônia (IFRO). A partir de intervenções voltadas para o empoderamento das comunidades locais e do desenvolvimento regional, o Projeto Saber Viver é organizado em uma estrutura multidisciplinar, envolvendo profissionais, estudantes de diferentes níveis de ensino e a população de cada um dos municípios, em um processo participativo de construção coletiva Planos Municipais de Saneamento Básico. Como resultados, analisa-se como o projeto tem permitido uma experiência concreta da indissociabilidade do ensino, da pesquisa e da extensão em vistas da capacitação dos agentes envolvidos e melhoria na qualidade de vida nas localidades atendidas.

Palavras-chave: Instituto Federal. Ensino. Pesquisa. Extensão. Saneamento Básico.

 

 

DOI: https://doi.org/10.29327/2169333.4.1-7


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