Gestão Democrática na Educação Profissional e Tecnológica: Mecanismos de Participação na Construção do Projeto Pedagógico de Curso

Claudiane Moreira Costa, Ana Maria Leite Lobato, Cleber Silva e Silva

Resumo


A gestão democrática na educação tem, por princípio fundamental, a participação dos segmentos que compõem as instituições de ensino nos diferentes procedimentos de construção e planejamento de suas ações. Esses segmentos – profissionais da educação, estudantes e comunidade local –, de forma conjunta, unem-se na busca de propósitos comuns. O presente trabalho tem por objetivo compreender a dinâmica dos mecanismos de participação desses segmentos na construção do projeto pedagógico do Curso Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio do Instituto Federal do Norte de Minas Gerais (IFNMG) – Campus Diamantina. A pesquisa é descritiva com abordagem qualitativa, utilizando-se da análise documental para a coleta de dados, os quais foram interpretados pela técnica da análise de conteúdo. Foram evidenciados vários mecanismos de participação na proposição e escolha do curso, sendo eles: audiências públicas, reuniões com a sociedade civil e organizada, reuniões com instituições públicas, aplicação de questionários online e impressos para a sociedade e para estudantes da rede estadual, constituição de comissão específica formada por profissionais da educação para confecção do projeto pedagógico, o qual teve sua implementação aprovada no Conselho Superior do IFNMG. Concluiu-se que todos os segmentos foram ouvidos nesse processo, por meio de mecanismos de participação individual e coletiva, atendendo-se ao princípio fundamental da gestão democrática.

Palavras-chave: Gestão Democrática. Organização Curricular. Educação Profissional Tecnológica. Ensino Médio Integrado.

 

 

DOI: https://doi.org/10.29327/2169333.4.1-8


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