Políticas Editoriais

Foco e Escopo

A Revista Multifaces é uma publicação on-line do Instituto Federal do Norte de Minas Gerais (IFNMG), coordenada pela Editora do IFNMG, por meio da Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (PROPPI) e o Centro de Referência em Formação e Educação à  Distância (CEAD), direcionada à Comunidade Acadêmica e à Sociedade Civil e tem por missão promover a divulgação e o acesso a textos acadêmicos, trabalhos científicos e relatos de experiência em ensino e extensão, de diversas áreas do conhecimento.

OBJETIVOS:

- Publicar textos acadêmicos, trabalhos científicos e relatos de experiência em conformidade com a política editorial, relacionados às diversas áreas do conhecimento;

- Contribuir para a construção e divulgação do conhecimento em diversas áreas do conhecimento;

- Promover o acesso ao conhecimento científico de temas de relevância social.

POLÍTICA DE SUBMISSÃO: Os trabalhos enviados são apreciados por avaliadores (consultores) ad hoc e sua publicação autorizada pelo Conselho Editorial. Demais orientações e normas de submissão estão disponibilizadas no portal da revista, bem como um modelo para submissão.

PERIODICIDADE: anual, podendo haver edições especiais ou publicações temáticas conforme deliberação do Conselho Editorial.

DOI: 10.29327/2169333

Políticas de Seção

Artigos

Trabalhos originais elaborados a partir de resultados inéditos de pesquisa e que ofereçam contribuições para o progresso do conhecimento científico e tecnológico.

Modelo de Artigo

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Relatos de Experiência em Ensino e Extensão

Relatos de propostas didáticas desenvolvidas objetivando a melhoria do processo de ensino e aprendizagem, bem como relatos de ações e programas desenvolvidos junto à comunidade visando o desenvolvimento social e a disseminação de conhecimentos e tecnologias. As contribuições da experiência e os indicadores dos resultados obtidos deverão estar explicitados.

Modelo de Relato de Experiência

Revisão de Literatura

Texto acadêmico que apresente análise crítica sistematizada da literatura sobre determinado assunto.

Dossiê Temático: Paulo Freire

Submissões inéditas (artigos, relatos de experiência, ensaios, resenhas e entrevistas) em português, inglês ou espanhol até o dia 30 de junho de 2023.

O presente Dossiê tem como objetivo divulgar o impacto social e acadêmico acerca da produção de Paulo Freire. Reconhece-se que suas obras marcam diretamente o fazer na educação. Temas como liberdade, autonomia, beleza, ética, emancipação, disciplina, ser humano, ensino, educação, autoridade, avaliação, sala de aula, educação popular, alfabetização e técnica são temáticas investigadas em suas diversas obras. Seu pensamento, a vanguarda de seu tempo, influenciou e influência a educação no Brasil e no mundo. Nesse sentido, o presente do Dossiê convida à
publicação produções de estudiosos, e estudos sobre a obra de Paulo Freire.

• Todos os trabalhos recebidos pelo dossiê passarão por processo de editorial da Multifaces (revisão por pares, em processo duplo-cego) e deverão ser submetidos no sistema eletrônico da revista, conforme descrito na seção Diretrizes para Autores;
  • O dossiê publicará no mínimo oito (8) e no máximo doze (12) trabalhos;
  • Ao(a)s organizadore(a)s é permito somente 2 trabalhos para submissão.

Dossiê Temático: Pibid e Residência Pedagógica

Editores
  • Gustavo Souza

Processo de Avaliação pelos Pares

As submissões devem ser realizadas através do Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas (SEER), no endereço eletrônico multifaces.ifnmg.edu.br  O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. O arquivo deverá estar em formato .doc

Na avaliação, os originais serão submetidos à apreciação prévia do Comitê Editorial para verificação da adequação às diretrizes e normas de submissão. A seguir, serão encaminhados a dois avaliadores (sistema duplo-cego).

O processo de recrutamento de Avaliadores ad hoc ocorre via convite do Conselho Editorial ou Editor-Gerente, a partir da necessidade de avaliador na área de conhecimento.

Periodicidade

Anual, podendo haver edições especiais ou publicações temáticas conforme deliberação do Conselho Editorial.

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.