EDITORIAL
APRESENTAÇÃO
Caro Leitor,
apresentamos o número 2, correspondente ao volume 1 de dezembro de 2018, da Revista de Ciência, Tecnologia e Educação Multifaces, uma publicação do Instituto Federal do Norte de Minas Gerais (IFNMG).
Oriunda de parceria entre o Centro de Referência em Formação e Educação a Distância (CEAD) e a Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (PROPPI), a Revista Multifaces é uma publicação multidisciplinar. Nesta linha, nesta edição encontram-se cinco artigos de diferentes áreas, os quais apresentamos a seguir.
No trabalho “Exigência térmica de diferentes genótipos de girassol cultivados na região norte de Minas Gerais”, os autores avaliam os estádios fenológicos de sete genótipos de girassol, cultivados em sistema irrigado, na região Norte de Minas Gerais. Eles consideram que os estudos fenológicos são o principal mecanismo para se conhecer como um determinado genótipo se comporta em relação ao microclima local, o que é importante para a definição de práticas de manejo em lavouras comerciais.
“A ética no tribunal: um estudo sobre as relações entre condutas vedadas pelo Código de Ética da Engenharia e ações trabalhistas” relaciona as ocorrências de inobservâncias ou violações ao Código de Ética Profissional da Engenharia, da Agronomia, da Geologia, da Geografia e da Metereologia às decisões judiciais correspondentes. O objeto da investigação foram as condutas vedadas ao profissional nas relações com os clientes, empregadores e colaboradores.
O trabalho “Jogos educativos no Ensino de Química: as diferentes construções temáticas de alunos do Ensino Médio, a partir do jogo cara a cara®” relata uma abordagem metodológica para o ensino de conceitos químicos. A partir da construção de um jogo educativo pelos alunos, pretendeu-se estimular suas habilidades criativas e cognitivas, promovendo uma melhoria na aprendizagem dos conteúdos e o desenvolvimento da autonomia dos estudantes.
O artigo “A educação na atualidade: uma análise pautada na subjetividade das metodologias de ensino e nas tecnologias da informação e comunicação (TIC)” apresenta uma discussão acerca da subjetividade associada à utilização de diferentes metodologias de ensino e a utilização das TIC no contexto educativo, provocando reflexões sobre a relação entre esses dois elementos no processo de ensino-aprendizagem.
Uma investigação sobre as práticas de leitura em uma turma da Educação de Jovens e Adultos é relatada no trabalho “Processos de leitura e escrita em uma turma do segundo segmento da Educação de Jovens e Adultos”. Os autores apresentam uma discussão sobre as práticas de leitura e sua relação com o desenvolvimento da escrita nessa modalidade de ensino.
Agradecemos aos autores pela confiança e parceria ao nos submeterem o fruto de seus trabalhos. Aos avaliadores, pela disponibilidade em participar desta construção e pelo compromisso e zelo demonstrados. À Equipe Editorial pelo empenho.
Aos leitores, desejamos que os trabalhos aqui publicados propiciem reflexões frutíferas. Boa leitura e até a próxima edição!
Editoras
Mírian Rejane M. Mendes
Luciana Balieiro Cosme
Cristina Jardim Rodrigues
Sumário
Breno Thiago Teixeira Mendes, Aroldo Gomes Filho, Daniel Pereira Soares, Luís Antonio Gonçalves da Silva, Sirlene Lopes de Oliveira, Raniell Inácio Leandro
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André Luiz Mendes Marcico, Renata Cardoso Marques dos Santos
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Hayume Emanuelle Martins Brito, Brígida Talita Costa Dias de Freitas, Farley Jean de Sousa, Ricardo Magalhães Dias Cardozo
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Claudia da Silva Inoue, Regina Lúcia Sobral dos Santos, Aline Patrícia Sobral dos Santos, Gustavo Henrique Silva de Souza, Nilton Cesar Lima
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Renato Pereira Aurélio, Adauta Gomes
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