v. 5, n. 2 (2023)

Revista Multifaces - Dossiê Temático: Paulo Freire (Parte 1)


                                     PREFÁCIO

 

A belezura dos encontros: Dossiê Temático de Paulo Freire

 

Esta edição, Dossiê Temático: Paulo Freire, sintetiza a boniteza dos pesquisadores/autores pesquisadoras/autoras em seus mundos lutando pela construção de uma sociedade mais ética, mais integra, mais justa, mais bonita, e, sobretudo, por seres humanos emancipados. São quinze trabalhos nesse volume da Revista Multifaces. Esses retratam o compromisso do profissional de educação em articular pratica e teoria: práxis docente. Os autores e autoras, são conscientes que o seu trabalho docente não se limita a sala de aula, no entanto, atravessa a educação como uma dimensão política. Política compreendia enquanto poder e força para transformar realidades.

A reunião dessa obra retrata o esforço de diversos autores e autoras, de todo o país, para assegurar essas mudanças. Tais são compartilhadas, com muito carinho, de modo a possibilitar a expansão de horizontes. Fazer com que do Oiapoque ao Chuí ampliem-se as perspectivas de uma educação mais humanizadora, que forme o ser humano para a vida, além de contemplar sua formação propedêutica. Dessa forma, os textos aqui reunidos buscam contribuir com mudanças significativas no vasto processo de educar.

O texto, A Pesquisa na Formação Docente: Reflexões a Partir da Perspectiva Freiriana, aborda a formação docente inspirada na análise da obra “Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa” de Paulo Freire. As autoras afirmam que: “Educar, na concepção Freiriana, está para além do preparo profissional, constitui um movimento de emancipação que se dá em diferentes espaços sociais para além de escolas e universidades (...) Assim, dirigimos nossos questionamentos para as seguintes questões: Como a pesquisa é abordada por Freire, particularmente nesta obra? Que perspectiva a pesquisa assume no processo formativo de professores?”. Essas perguntas nortearão o trabalho das pesquisadoras procurando traçar uma possível resposta para elas, sabendo que a inconclusão do ser humano é uma realidade material.

O relato de experiência, Construção e Divulgação Científica via Podcast: Aproximações entre Conceitos de Avaliação e os Princípios Freiriano, tem como objetivo mostrar a “criação e divulgação de um episódio de podcast, denominado ‘GepaeCast’, cuja temática abordou a avaliação em Paulo Freire. O trabalho foi realizado no segundo semestre de 2021, em decorrência de parte das atividades que celebraram o Centenário de Paulo Freire em Uberlândia/MG. Tal proposta foi idealizada pelo Grupo de Estudos e Pesquisas em Avaliação Educacional vinculado à Faculdade de Educação da Universidade Federal de Uberlândia (Gepae/Faced/UFU) após convite feito pelo Círculos de Estudos e Pesquisas Freirianos, CEPF, também vinculado à FACED/UFU que organizou diversas atividades em prol do Centenário Paulo Freire.”

Já o Cronologia Filosófica Freiriana: Implicações Teórico-Metodológicas sobre sua Concepção de Educação Popular, apresenta um resgate da metodologia freiriana para o amadurecimento filosófico da educação popular. Tal retoma as influências do pensamento decolonial e do existencialismo dos estudos filosóficos iniciais de Freire, e considera como esse superou as primeiras perspectivas idealistas. Avança para a definição de educação popular, e por fim, integra tais definições. Esse relato convida a reflexão que integra a educação popular, a escola pública, e a formação de professores.

O artigo, Contribuições Emancipatórias da Perspectiva Freiriana para a Educação de Jovens e Adultos, tem como proposta apresentar o “pensamento político-educativo de Paulo Freire no âmbito das relações sociais humanas com o mundo, o qual, como seres históricos, pertencemos, construímos e podemos transformar”. O texto explora a Educação de Jovens e Adultos centrado no pensamento de Paulo Freire, isto é, “compreende-se como contribuição de Freire para a EJA, a atuação política em disputa a emancipação que visa a ruptura com o modelo dominante que atua historicamente na reprodução dos preconceitos e desigualdades sociais, impressos nos métodos pedagógicos de treinamento. Para o autor, “Quando alguém diz que a educação é afirmação da liberdade e toma as palavras a sério [...] se obriga, neste mesmo momento, a reconhecer o fato da opressão, do mesmo modo que a luta pela libertação (Freire, 1967, p. 6). Nesse sentido, a contribuição político-educativa de Freire consiste no reconhecimento de que é justo libertar-se, e este é o sentido emancipatório. Além de defender a libertação, Freire disputa um determinado projeto de educação”.

Por sua vez, o artigo Explorando as Conexões entre a Política Educacional de Paulo Freire e o Uso da Gamificação no Ensino de Língua Inglesa, explora a abordagem da metodologia ativa no contexto do ensino da língua inglesa. Reconhece que apesar de Freire não ter se valido do recurso da gamificação, há “conexão entre a sua abordagem pedagógica e os princípios dessa estratégia”. Para a pesquisa, além da revisão da política educacional de Freire, propôs metodologia de gamificação, mediante o uso do Kahoot!, que se mostrou como recursos estratégico e eficaz para promover uma aprendizagem significativa. Conclui que através dessas metodologias “professores podem criar situações-problema e desafios contextualizados, aproximando o processo de ensino e aprendizagem da realidade vivida pelos estudantes”.

Já o artigo Política e Educação: Análise do Comportamento dos Indicadores Sociais do Município de Montes Claros/MG valeu-se de metodologia documental e o uso de estatística descritiva para verificar indicadores sociais (saúde, educação, habitação, assistência social e cidadania, difusão cultural, esporte e lazer, infraestrutura e apoio ao trabalho) dos anos de 2015 a 2021 do município Montes Claros. Essa análise considerou os gastos per capita de modo a calcular as relações anuais de cada uma das variáveis e dimensioná-los quanto a relevância dos posicionamentos de gastos do município. Tais se destacam ao coadunar com o pensamento freiriano quanto a necessidade de a prática política se relacionar à gestão da ordem social dos municípios.

O trabalho, Paulo Freire e Nilma Lino Gomes: Diálogos entre Propostas Revolucionárias de Tempos Distintos para a Educação, resulta da “pesquisa bibliográfica desenvolvida junto ao Programa de Mestrado em Educação da Universidade Federal de São João Del-Rei. Nele, discutimos as aproximações e os distanciamentos entre as ideias de Paulo Freire e Nilma Lino Gomes sobre a educação”.

O artigo, Paulo Freire: das 40 horas à Construção do Currículo na Escola, tem como foco abordar a “contribuição de Freire sua visão de Educação e de Mundo, com sua perspectiva revolucionária construída pelo sentido de esperançar. De forma mais objetiva apresentamos a experiência das ‘40 horas de Angicos’ dessa contribuição revolucionária para a alfabetização de jovens e adultos. Do ponto de vista empírico, detemo-nos em compreender a construção do currículo na escola Estadual José Rufino no momento atual. Escola esta que foi espaço de uma turma das 40 horas. Para isso, os registros in loco nos oportunizaram a comprovar que as escolas fazem currículo no seu cotidiano”.

O relato Opressão e Liberdade na Educação considera uma revisão da obra “Pedagogia do Oprimido” integrando-a ao conceito de liberdade da obra de Mikhail Bakunin. Esse integra os conceitos de opressão e de liberdade, e promove sua reflexão a partir de literatura contemporânea de modo a expandir tais conceitos. Nesse percurso reconhece a aplicação dos mesmos à práxis educacional e propõe mudança que deve ser processada nessa, de modo a se avançar para uma sociedade mais justa. Conclui que “a luta por liberdade equivale a tornar o ser humano um ser ativo em relação ao meio e suas circunstâncias, um ser que produz mudanças, transformações em sua consciência e em sua realidade”. Desse modo tal indivíduo se transforma e, consequentemente, modifica seu meio a partir de permanente empenho de reflexão.

O texto, A Cultura Avaliativa e a Perspectiva Freiriana: uma Crítica à Avaliação Excludente, apresenta o “desafio de assumir a nossa opção, que é política, na prática. Entretanto, não ser uma educadora, um educador neutro, não significa ser manipuladora, manipulador, na atuação: uma prática libertadora, na perspectiva freiriana não é manipuladora tampouco espontaneísta”. Ele é resultado do trabalho de um grupo de estudos e pesquisa em avaliação educacional que procurou estudar as seguintes obras de Paulo Freire: “Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática docente”; “Pedagogia da Esperança; um reencontro com a Pedagogia do Oprimido” e “A importância do ato de ler: em três artigos que se completam”. O estudo tinha como proposta apresentar uma atividade para compor as comemorações Centenário de Paulo Freire.

O leitor encontrará uma análise do Plano de Estudo (PE) da pedagogia da alternância a partir das contribuições da pedagogia freiriana no trabalho, Interfaces entre a Pedagogia da Alternância e a Pedagogia Freiriana: Reflexões a partir do Plano de Estudo, que sintetiza a experiência educativa da Escola Família Agrícola de Natalândia (EFAN), município localizado na região noroeste do estado de Minas Gerais. O lócus da pesquisa é vivencia a agricultura empresarial, agronegócio, experimenta a luta de movimentos sociais na defesa pela reforma agrária.

O Círculos de Investigação e de Cultura: a Escuta como Estratégia de Integração do Currículo tem como objetivo apresentar “O Círculo de Investigação de Temas Geradores [que]foi realizado na comunidade rural Vila Bom Jesus (Igrejinha), distrito do município de Arinos/MG, em 24 de agosto de 2021. O critério de escolha da comunidade foi a proximidade criada com a mesma e por ela ter aceitado receber a equipe multidisciplinar. O encontro ocorreu na “Fazenda Menino”, local da antiga escola onde lecionou a anfitriã, Dona Geralda, grande guerreira que resistiu ao Regime Militar durante suas diligências entre os anos 1970 e 1972 na Fazenda Menino”. O texto possibilita uma compreensão acerca da metodologia criada por Paulo Freire, Os Círculos de Cultura, em um ambiente vivo e intenso.

As “palavras grávidas de mundo” conceito presente na obra de Paulo Freire orientará o texto, Por uma Pedagogia “grávida” de Suleamento para o Ensino de Línguas (ou em que medida Paulo Freire pode contribuir para a construção de um panorama linguístico-educacional mais inclusivo). Nele, o autor, procura  “responder à seguinte indagação: em que medida um autor como Paulo Freire e, em particular, um de seus conceitos mais instigantes para a seara dos estudos linguísticos – “palavras grávidas de mundo” –, poderiam ajudar a redimensionar o debate no tocante ao ensino de línguas, marcado preponderantemente por pedagogias/epistemologias que invariavelmente costumam “voltar-se de frente” para saberes de base eurocêntrica, mantendo determinados privilégios produzidos como efeito do processo considerado “científico”?”

O trabalho, Educação e Liberdade: Abordagens de Paulo Freire e Bell Hooks para Educação das Relações Étnico-raciais, apresenta um estudo sobre a concepção de uma educação para a liberdade a partir das formulações pensador Paulo Freire, e sua influência na obra da intelectual negra Bell Hooks. Isto é, “Pensar em educação a partir de Hooks e Freire é dar novo sentido à vida dos educandos, é fazer com que se sintam protagonistas na construção de saberes e ousar lutar por uma sociedade mais justa e igualitária E ensinar e aprender são processos que não podem dar-se distante da escola, dos educandos e sociedade”.

O relato de experiência, Incertezas do/no Estágio: Conversas de um Jovem Estagiário com o Velho Paulo Freire, registra o estágio supervisionado no curso de Pedagogia de uma instituição pública de Minas Gerais na etapa do ensino fundamental I, anos iniciais. O texto tem como objetivo mostrar as reflexões fundamentadas a partir do trabalho de Paulo Freire que, desnuda o estágio como um processo formativo transformador. Portanto, “Estar no estágio é viver esse misto de sentimentos que vai da indagação a impotência, mas também uma sensação paradoxal, antagônica, inquietante que é pensar e estar imerso em questões múltiplas como: currículos, práticas pedagógicas na prática, a psicologia da criança, políticas públicas, aspectos históricos, sociológicos, econômicos, questões etárias, de gênero. Ao final percebi que o estágio tem essa funcionalidade, causar incomodo, saber que a carreira docente é complexa, exige conhecimentos variados e não os ter, ao menos para um iniciante, causa muito medo e angustia. Como ser um bom professor diante de tantas coisas para se dominar? Como começar não imitando práticas?” Perguntas como essas e outras irão nos constituir como profissional da educação tendo como norte o projeto utópico.

Esperamos que tal coletânea contribua para a formação permanente de todos os interessados na obra freiriana, e que, a partir desses, ampliem-se as discussões e mudanças na educação. Entendemos que tais textos são pequenos passos para o grande salto do processo de mudança que desejamos para a educação, assim, ao invés de meramente esperar a mudança, tornamo-nos, junto a todos os autores e autoras agentes dessa mudança.

Com tal trabalho esperamos, por fim, atribuir significado ao processo de formação. Resgatando e atualizando de modo permanente os ensinamentos do grande mestre quanto a boniteza do ato de ensinar com sentido para transformar a realidade. Só assim seremos capazes de educar de modo a formar seres humanos, mais humanos!

 

Verão de 2023

Montes Claros, 28 de dezembro de 2023

 

 

Prof. Dr. Admilson Eustáquio Prates, IFNMG

Prof. Dr. Leonardo Augusto Couto Finelli, UNIMONTES

Prof. Dr. Bergston Luan Santos, IFNMG

Sumário

Dossiê Temático: Paulo Freire

Mônica Maria Teixeira Amorim, Renata Cardoso Oliveira
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1-7
Rafael Martins Mendes, Fernanda Barros Ataídes, Clarice Carolina Ortiz de Camargo
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8-16
Diego Chabalgoity
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17-23
Namara Santos Nonato de Sousa
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24-29
Jaqueline Gisele dos Santos
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30-35
Junia de Souza Silva
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36-42
Alesandra Cristina de Carvalho, Karine Joyce Assis Barcelos, Mônica de Ávila Todaro
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43-48
Zacarias Marinho, Khadidja Karen Monteiro Assunção Torres, Heryson Raisthen Viana Alves
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49-56
Leonardo Augusto Couto Finelli, Josué Reis Batista Junior, Tadeu Artur Vieira Martins, Admilson Eustáquio Prates
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57-63
Elizabete de Paula Pacheco, Olenir Maria Mendes, Maria Cristina Forti, Alesandra Ferreira Bento Souza, Sonia Aparecida Faleiros Almeida
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64-72
Daiane Aparecida Ribeiro Queiroz, Mad'Ana Desirée Ribeiro de Castro
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73-80
Jacqueline de Moura Ferreira, Roberta Pereira Matos
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81-88
Fernando Zolin-Vesz
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89-94
Jacilene Aguiar Silva, Beatriz Santos Pontes
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95-102
Edna Guiomar Salgado Oliveira, André Vilela da Silva
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103-108