EDUCAÇÃO COORPORATIVA ON-LINE: UM ESTUDO DA VIABILIDADE DE UM PROGRAMA DE CAPACITAÇÃO DE DOCENTES

Leonardo Augusto Couto Finelli, Aurora Maria de Morais, Admilson Eustáquio Prates, Anne Mary Soares de Matos, Leila Maria Macedo

Resumo


A Educação a Distância EaD apresenta as inovações no campo das Tecnologias de Informação e de Comunicação. Assim, tal se tornou favorável ao programa de capacitação de docentes de uma Instituição de Ensino Superior privada da cidade de Montes Claros-MG. Assim, essa pesquisa objetiva analisar as dificuldades de adesão dos docentes ao programa de capacitação da referida IES, verificar a aceitação de um modelo on-line de educação continuada para docentes, elucidar técnicas e manejos para um modelo de capacitação que aumente a adesão a partir da percepção dos docentes. Trata-se de uma pesquisa de caráter exploratório, quantitativo, de corte transversal. O universo foi composto por 75 docentes da IES parceira que responderam a um questionário autoaplicável. Os resultados indicam a espera de melhorias quanto à eficácia do programa, no sentido de aumentar a adesão, baixar os custos, bem como promover o aperfeiçoamento aos professores no exercício de sua profissão. Porém, a pesquisa apresentou algumas limitações: não se teve acesso ao número total dos docentes da IES, pode ter havido desejabilidade social pelo fato do questionário ter sido aplicado dentro do ambiente institucional, além de não estar inserida no questionário a pergunta sobre se os docentes desejam migrar para EaD, que levou aos respondentes a considerar a proposta como uma evolução verticalizada.

Palavra-chave: Capacitação de Docentes. Ensino à distância. Ensino Superior. Desenvolvimento Docente. Educação a Distância.

 

 

DOI: https://doi.org/10.29327/2169333.1.1-4


Texto completo:

PDF

Referências


ALVES, L. Educação à distância: conceitos e história no Brasil e no mundo. Revista Brasileira de Educação à Distância, v. 10. 2011. Disponível em: .Acesso em: 03 abr. 2016.

ANASTASI, A., URBINA, S. Testagem psicológica. Porto Alegre: Artes Médicas, 2000.

ASSUNÇÃO, A. A.; BARRETO, S. M.; GASPARINE, S. M. O professor, As condições de trabalho e os efeitos sobre sua saúde. Revista Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 31, n. 2, p. 189-189, mai./ago. 2005.

BRASIL. Consolidação das Leis do Trabalho. Decreto-Lei nº 5.442, de 01 mai. 1943. Disponível em: . Acesso em: 08 mai. 2017.

Guia Trabalhista. Disponível em: . Acesso em: 08 mai. 2017.

KENSKI, V. M. Tecnologia e ensino presencial e a distância. Campinas (SP): Papirus, 2007.

MEISTER, J. C. Educação corporativa. São Paulo: Makron Books, 1999.

OLIVEIRA, E. G.. Educação à distância na transição paradigmática. 3. ed. Campinas (SP): Papirus, 2008.

SILVA, I. G.; SOUZA, L. M.; FINELLI, L. A. C. Absenteísmo por doença dos profissionais técnicos e auxiliares de enfermagem das unidades de internação. 2015. 12 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) – Faculdades de Saúde Ibituruna – FASI. Montes Claros (MG). 2015.

SOUZA, D. D. et al. Educação à distância: diferentes abordagens críticas. São Paulo: Xamã, 2010.

UNIPAMPA. Programa de Desenvolvimento Profissional Docente. Coordenadoria de apoio pedagógico. Disponível em: . Acesso em: 06 jul. 2016, às 11:14.

VEIGA, I. P. A.; SILVA, E. F. A escola mudou. Que mude a formação de professores! Campinas (SP): Papirus, 2012.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.