PROCESSOS DE LEITURA E ESCRITA EM UMA TURMA DO SEGUNDO SEGMENTO DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

Renato Pereira Aurélio, Adauta Gomes

Resumo


Este estudo tem como objetivo investigar alguns aspectos da leitura e da escrita da EJA. O interesse surgiu durante a realização de um curso de especialização PROEJA-EAD, quando foi possível aprofundar nos estudos sobre o surgimento, consolidação e desafios da EJA na atualidade. Baseia-se em documentos e autores que discutem o assunto, considerando-se o seu desenvolvimento a partir do século XX. É realizada uma discussão sobre as práticas de leitura na EJA, considerando-se as demandas específicas desta modalidade. Aborda-se um pouco sobre os desafios da escrita, evidenciando-se a necessidade de estabelecer metodologias coerentes com esse público-alvo. É feita uma investigação sobre as condições de leitura em uma turma da 7ª etapa do 2º segmento, contendo 28 alunos. O trabalho foi realizado na Escola de Ensino Fundamental Professor Carlos Dias Miranda Cunha, situada em São Gabriel da Palha - ES. Os instrumentos utilizados foram o questionário e a observação direta.

 

 

DOI: https://doi.org/10.29327/2169333.1.2-5


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