GESTÃO DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

Ana Clara de Freitas Dias Costa Martins, Joelma Carneiro Barbosa, Máximo Henri Pottier Monteiro

Resumo


Este trabalho analisa a gestão do ensino a distância no contexto atual, seus desafios e perspectivas, identifica as funções do gestor, caracteriza os principais modelos de gestão historicamente adotados na educação a distância e expõe os fatores críticos para o sucesso dos modelos vigentes. Adotou-se como procedimentos metodológicos a revisão bibliográfica através da base de dados da CAPES. Foram selecionados 16 artigos entre os 120 documentos encontrados por conterem no título as palavras “gestão” e “EAD”. A pesquisa revelou a complexidade da gestão da EAD evidenciada pelas funções de planejar, organizar, dirigir e controlar atribuídas ao gestor. Os modelos historicamente adotados foram regidos pelas tecnologias disponíveis e compuseram três gerações: dos cursos por correspondências, daqueles realizados através das mídias como o rádio e a televisão e, por fim, a geração vigente que utiliza o computador. São apontados como fatores críticos do sucesso na gestão da EAD dez dimensões, a saber: teoria do aprendizado, orientação dos objetivos, orientação das tarefas, fonte de motivação, papel do professor, suporte metacognitivo, aprendizado colaborativo, sensibilidade cultural e flexibilidade estrutural. Verificou-se neste estudo a importância do trabalho realizado pelo gestor, demonstrada pela sua responsabilidade de planejamento, direção e controle dos fatores críticos de sucesso na educação a distância.

 

 

DOI: https://doi.org/10.29327/2169333.1.1-5


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