QUALIDADE DOS SERVIÇOS PRESTADOS POR UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR EM EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA: uma adaptação do modelo SERVPERF

Viviane Santos Fonseca, Cíntia Gomes de Jesus, Joyce Lopes Santos Parrela, Robson Silva Mendes

Resumo


Esta pesquisa tem como objetivo descrever e analisar a qualidade do atendimento percebida pelos acadêmicos de uma Instituição de Ensino Superior (IES) em Educação à Distância (EAD), a partir do modelo de avaliação da qualidade em serviços – SERVPERF (CRONIN; TAYLOR, 1992). Esse modelo esta estruturado em cinco dimensões: Tangibilidade, Confiabilidade, Presteza, Segurança e Empatia. Cada dimensão é formada por um grupo de assertivas, variando de quatro a cinco. Sendo um total de vinte e duas assertivas adaptadas à realidade da pesquisa. Trata-se de uma pesquisa descritiva, cujo método adotado foi o Survey. Para a coleta dos dados o questionário SERVPERF foi inserido no Google Docs e encaminhado através do e-mail institucional dos acadêmicos. A amostra obtida foi considerada como não probabilística por conveniência, totalizando 53 questionários válidos. Utilizou-se o Statistical Package for the Social Sciences (SPSS) para a análise estatística. Constatou-se que houve concordância em todas as dimensões, visto que os escores foram superiores a 3,99 e que o questionário é confiável, já que o alfa de Cronbach foi superior a 0,70.

 

 

DOI: https://doi.org/10.29327/2169333.1.1-10


Texto completo:

PDF

Referências


CASTELL, M. A. Sociedade em rede. São Paulo: Paz e Terra, 1999.

CONGRAM, C.; FRIEDMAN, M. The AMA Handbook of Marketing for the Services Industries. New York: American Marketing Association, 1991.

CRONIM, J. J.; TAYLOR, S. A. Measuring Service Quality: a reexamination and extension. Journal of Marketing, v. 56, n.3, p. 55-68, 1992.

ELEUTÉRIO, S. A. V.; SOUZA, M. C. A. F. Qualidade na prestação de serviços: uma avaliação com clientes internos. Caderno de Pesquisas em Administração. São Paulo, v. 09, n. 3, Julho/Setembro, 12p, 2002.

FINK, A. How to conduct surveys: a step-by-step guide. 5. ed. Thousand Oaks: Sage, 2012.

FITZSIMMONS, J. A.; FITZSIMMONS, M. J. Administração de Serviços: Operações, Estratégia e Tecnologia da Informação. 2. ed. Porto Alegre: Bookmam, 2010.

FOWLER JR., F. J. Survey research methods. 4. ed. Thousand Oaks: Sage, 2009.

GARVIN, D. A. Gerenciando a qualidade: a visão estratégica e competitiva. Rio de Janeiro: Qualitymark, 1992.

GRÖNROOS, C. Marketing gerenciamento e serviços. Rio de Janeiro: Campus, 2009.

HAIR JR., J. F. et al. Análise multivariada de dados. Porto Alegre: Bookman, 2005.

HOFFMAN, K. et al. Princípios de marketing de serviços: conceitos, estratégias e casos. 3. ed. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2009.

INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA (INEP). Sinopses Estatísticas do Ensino Superior: graduação. 2010. Disponível em: . Acesso: 10 de fev/2017.

KOTLER, P.; KELLER, K. L. Administração de marketing. 14. ed. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2012.

LOVELOCK, C.; WIRTZ J.; HEMZO, M. A. Marketing de serviços. 7. ed. São Paulo: Pearson, 2011.

LOVELOCK, C.; WRIGHT, L. Serviços, Marketing e Gestão. São Paulo: Saraiva, 2003.

MAIA, C.; MATTAR, J. ABC da EAD: a educação à distância hoje. São Paulo: Perason Prentice Hall, 2007.

MATOS, C.A.; VEIGA, R.T. Avaliação da qualidade percebida de serviços: um estudo em uma organização não-governamental. Caderno de Pesquisa em Administração, São Paulo: PPGA/FEA/USP, v.7, n.3, jul./set.2000.

MIGUEL, P. A. C.; SALOMI, G. E. Uma revisão dos modelos para medição da qualidade dos serviços. Revista Produção, v. 14, n. 1, p. 12-30, 2004.

PARASURAMAN, A.; ZEITHAML, V. A.; BERRY, L. “A Conceptual Model os Service Quality and Its Implications for Future Research”. Journal of Marketing, v. 49, p. 41-50, 1985.

PARASURAMAN, A.; ZEITHAMIL,V.; BERRY, L. SERVQUAL: a multiple-item scale for measuring consumer perception of service quality. Journal of Retailing, V. 64 N. 1, p. 12-40, 1988.

RICHARDSON, R. J. Pesquisa social: métodos e técnicas. 2. ed. São Paulo: Atlas, 1999.

SINDICATOS DAS MENTENEDORAS DE ENSINO SUPERIOR (SEMESP). Mapa do Ensino Superior no Brasil 2016. Disponível em:< www.brightspace.com/br/leap>. Acesso em: 26 de fev./2017.

SHIBA, S.; GRAHAM, A.; WALDEN, D. TQM: quatro revoluções na gestão da qualidade. Porto Alegre: Artes Médicas, 1997.

SHIOZAWA, R. S. C. Qualidade no atendimento e tecnologia de informação. São Paulo: Atlas, 1993.

TINOCO, M; RIBEIRO, J. Estudo qualitativo dos principais atributos que determinam a percepção de qualidade e de preço dos consumidores de restaurantes à la carte. Revista Gestão e Produção, v. 15, n. 1, p.73-87, 2008.

TRIOLA, M. F. Introdução à estatística. 10. ed. Rio de Janeiro: LTC, 2011.

ZEITHAML, V. A.; BITNER, M. Jo. Marketing de serviços: a empresa com foco no cliente. 2. ed. Porto Alegre: Bookman, 2003.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.