A ÉTICA NO TRIBUNAL: UM ESTUDO SOBRE AS RELAÇÕES ENTRE CONDUTAS VEDADAS PELO CÓDIGO DE ÉTICA DA ENGENHARIA E AÇÕES TRABALHISTAS

André Luiz Mendes Marcico, Renata Cardoso Marques dos Santos

Resumo


O objetivo deste trabalho foi relacionar ocorrências de inobservâncias ou violações ao Código de Ética Profissional da Engenharia, da Agronomia, da Geologia, da Geografia e da Meteorologia, especificamente da parte que versa sobre as condutas vedadas ao profissional nas relações com os clientes, empregadores e colaboradores, às decisões judiciais correspondentes, no âmbito da Justiça do Trabalho. Os dados foram obtidos por meio de pesquisa bibliográfica no portal do Tribunal Superior do Trabalho. Os resultados permitiram identificar as inobservâncias ou violações mais recorrentes e as consequências jurídicas de tais infrações. Nas conclusões, aponta-se para a necessidade de valorização de estudos sobre ética nos cursos de formação inicial do futuro profissional de Engenharia.


Texto completo:

PDF

Referências


BRASIL. Ministério da Fazenda. Instituto Nacional do Seguro Social. Empresa de Tecnologia e Informações da Previdência. Anuário Estatístico da Previdência Social – AEPS-2015. Disponível em: . Acesso em 02 mai. 2017.

BRASIL. Tribunal Superior do Trabalho. Relatório Geral da Justiça do Trabalho de 2015. Coordenadoria de Estatística e Pesquisa do TST, 2016. Disponível em: . Acesso em: 05 abr. 2017.

CAMPOS, C. J. G. Método de análise de conteúdo: ferramenta para a análise de dados qualitativos no campo da saúde. Revista Brasileira de Enfermagem, Brasília (DF), v. 57, n. 5, p. 611-614, 2004. Disponível em: . Acesso em 09 jun. 2017.

COMPARATO, F. K. Ética: direito, moral e religião no mundo moderno – São Paulo: Companhia das Letras, 2006.

CONSELHO FEDERAL DE ENGENHARIA E AGRONOMIA (CONFEA). Código de Ética Profissional da Engenharia, da Agronomia, da Geologia, da Geografia e da Meteorologia. Gerência de Comunicação do Confea (GCO), Brasília/DF, 2014. Disponível em: < http://www.confea.org.br/media/codigo_etica_sistemaconfea_8edicao_2015.pdf>. Acesso em: 14 set. 2016.

MACEDO, E. F. Breve Histórico do código de ética profissional e de sua aplicação no sistema confea/crea. [S.l.], 01 mar. 2011. Disponível em < http://www.confea.org.br/media/etica_historico.pdf>. Acesso em 15 ago. 2017.

MARQUES, J. R. O que é código de conduta e ética profissional? Portal IBC – comportamento. 6 de abril de 2016. Disponível em: . Acesso em: 28 mai. 2017.

NALINI, J. R. Ética geral e profissional. 8 ed. São Paulo: Editora Revista dos Tribunais, 2011.

PASSOS, E. Ética nas organizações. São Paulo: Atlas, 2012.

PRODANOV, C. C.; FREITAS, E.C. Metodologia do trabalho científico: métodos e técnicas da pesquisa e do trabalho acadêmico. Novo Hamburgo: Feevale, 2013. Disponível em: . Acesso em 09 jun. 2017.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.