Ampliação do Modelo Pedagógico para Abordagens Inventivas com Ênfase no Personal Learning Environment (PLE)

Daiana Steyer, Patrícia Brandalise Scherer Bassani, Patricia Alejandra Behar

Resumo


O presente estudo explora conceitos cruciais, como a Educação OnLife e o Ambiente de Aprendizagem Pessoal (PLE), no intuito de responder às crescentes necessidades da sociedade interconectada e digital. A Educação OnLife ressalta a relevância das abordagens inventivas no cenário da educação digital em rede, ao passo que o PLE age como um instrumento que permite compreender como ocorre o processo de aprendizagem e fomenta a autonomia do estudante no seu percurso educacional. O objetivo deste trabalho é desenvolver os aspectos metodológicos, organizacionais, de conteúdo e tecnológicos do Modelo Pedagógico (MP) em uma perspectiva inventiva com foco no PLE. A metodologia adotada no presente artigo é eminente e predominantemente teórica, destacando-se pelo enfoque conceitual que permeia toda a pesquisa. Como principais resultados, organizou-se um modelo pedagógico que auxilia o professor no desenvolvimento de práticas inventivas com foco no PLE. Compreende-se que a integração dos princípios subjacentes ao PLE e à Educação Digital OnLife em um modelo pedagógico é de suma importância para a construção de um ambiente educacional inventivo, flexível e que esteja em sintonia com as demandas do século XXI.

Palavras-chave: Educação OnLife. Personal Learning Environment. Modelo pedagógico. Práticas inventivas.

 

 

DOI: https://doi.org/10.29327/2169333.6.1-2


Texto completo:

PDF

Referências


BASSANI, Patricia. B. Scherer; ZUCCHETTI, D. T.; MARX, Yohana. Visitantes e residentes: engajamento on-line e práticas com tecnologias nos cursos de licenciatura. Informática na Educação, v. 20, p. 12-33, 2017.

BASSANI, Patricia. B. Scherer. Estudos de software e o protagonismo do código. In: Simpósio Brasileiro de Sistemas de Informação (SBSI 2022), 18, 2022, São Paulo. Anais Estendidos do XVIII Simpósio Brasileiro de Sistemas de Informação (SBSI). São Paulo: Editora X, 2022. p. 100-105.

BASSANI, Patricia. B. Scherer; MAGNUS, Emanuele B. Percursos de autoria em/na rede: o processo de curadoria de conteúdo digital na perspectiva dos ambientes pessoais de aprendizagem. RE@D - Revista de Educação a Distância e Elearning, v. 3, p. 78-99, 2020.

BEHAR, Patricia Alejandra; MACHADO, Leticia Rocha; TORREZZAN, Cristina Alba Wildt; LONGHI, Magalí Teresinha. Recomendação pedagógica em educação a distância: conceitos e elementos. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE ENSINO SUPERIOR A DISTÂNCIA, 1., 2019, Florianópolis. Anais [...]. Florianópolis: ABED, 2019. p. 85-92.

CASTAÑEDA, Linda; ADELL, Jordi. La Anatomía de los Ples. In: Los Entornos Personales de Aprendizaje (PLEs): una nueva manera de entender el aprendizaje. Alcoy: Marfil, 2013.

CASTAÑEDA, Linda; TUR, Gemma. Resources and Opportunities for Agency in PLERelated Pedagogical Designs: a Literature Exploration. Interaction Design and Architecture(s) Journal - IxD&A, n. 45, p. 50-68, 2020.

CASTAÑEDA, Linda; MARÍN, Victoria I.; BASSANI, Patrícia Scherer; CAMACHO, Araceli; FORERO, Ximena; PÉREZ, Lucila. Academic tasks for fostering the PLE in Higher Education: International Insights on Learning Design and Agency. Revista de Educación a Distância, n. 71, v. 23, 2023.

FLORIDI, Luciano. The OnLife Manifesto: Being Human in a Hyperconnected Era. London: Springer; Rio de Janeiro: Editora 34, 2015.

JÄÄSKELÄ, P.; POIKKEUS, A.-M.; VASALAMPI, K.; VALLEALA, U. M.; RASKU-PUTTONEN, H. Assessing agency of university students: Validation of the AUS Scale. Studies in Higher Education, v. 42, n. 11, p. 2061–2079, 2017. DOI: https://doi.org/10.1080/03075079.2015.1130693

KASTRUP, Virgínia. A atenção cartográfica e o gosto pelos problemas. Rev. Polis e Psique, p. 99-106, 2019.

MAGNUS, Emanuele Biolo. Curadoria de conteúdo digital no ensino superior da moda: ampliação do ambiente pessoal de aprendizagem e exercício da autoria na sociedade em rede. 2018. Tese (Doutorado em Diversidade Cultural e Inclusão Social) - Universidade Feevale, Novo Hamburgo, 2018.

SCHLEMMER, Eliane; DI FELICE, Massimo; SERRA, Ilka Márcia Ribeiro de Souza. Educação OnLife: a dimensão ecológica das arquiteturas digitais de aprendizagem. Educar em Revista, Curitiba, v. 36, e76120, 2020.

SCHLEMMER, Eliane; MOREIRA, José António Marques. Por um novo conceito e paradigma de educação digital OnLife. Revista UFG, v. 20, p. 1-35, 2020.

SILVA, Ketia Kellen Araújo da; BEHAR, Patricia Alejandra. Parâmetros para construção de Modelos Pedagógicos baseados em Competências Digitais transversais na Educação a Distância. Research, Society and Development, v. 11, n. 8, 2022.

STEYER, Daiana; BASSANI, Patrícia S.; BEHAR, Patrícia A. Pistas para um Modelo Pedagógico para Educação OnLife com Foco no Personal Learning Environment (PLE). Revista E-curriculum, v. 21, 2023.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.