KaTolândia: o Processo de Cocriação de um Espaço de Aprendizagem Imersivo

Bruna Elisa Schuster, Bárbara Cristina dos Santos Gaspar Cleto, Eliane Schlemmer

Resumo


O artigo apresenta e discute o processo de cocriação da KaTolândia, um planeta de gatos que se encontra em desenvolvimento no metaverso Roblox. O objetivo da KaTolândia é propiciar a aprendizagem imersiva, num habitar engajado que instiga o processo inventivo no desenvolvimento de vivências em rede na Rede ConectaKaT. A pesquisa, fundamentada no conceito de Educação OnLIFE, se desenvolve a partir do Método Cartográfico de Pesquisa-Intervenção. O percurso de cocriação envolve crianças e adolescentes que integram a Rede ConectaKaT, assim como professores e pesquisadores do Brasil e de Portugal. Como resultados preliminares apresenta-se o percurso de invenção da narrativa que dá origem à KaTolândia, bem como vivências de aprendizagem imersiva identificadas no processo de cocriação do próprio espaço/mundo no Roblox, o qual se pretende que seja enriquecido por elementos da gamificação. Evidencia-se ainda, que a gamificação pode contribuir para ampliar as possibilidades de inventar, fazendo emergir novas problematizações. Deste modo, a KaTolândia está configurando-se como um espaço potente para o desenvolvimento de práticas pedagógicas inventivas, contribuindo para um habitar imersivo e engajado do ensinar e do aprender.

Palavras-chave: Metaverso. Educação OnLIFE. Aprendizagem Imersiva. Prática Pedagógica Inventiva.

 

 

DOI: https://doi.org/10.29327/2169333.6.1-1


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