Didática no Ensino Superior: A Importância do Estágio em Docência no curso de Filosofia
Resumo
O objetivo deste trabalho é apresentar um relato de estágio em docência realizado junto ao Curso de Licenciatura em Filosofia na disciplina Fundamentos da Didática. Paralelamente, será discutida a importância da Didática no Ensino Superior, explorando-se a didática como ferramenta fundamental para o desenvolvimento de habilidades pedagógicas dos futuros professores de Filosofia, destacando a prática em sala de aula para a formação acadêmica. Assim, discute-se a necessidade de integrar teoria e prática no ensino superior, ressaltando como o estágio em docência proporciona aos estudantes a oportunidade de aplicar os conhecimentos adquiridos em suas formações teóricas, além da promoção da reflexão crítica e do desenvolvimento da capacidade de comunicação. Concluímos enfatizando que o estágio em docência em Filosofia no ensino superior é crucial para formar profissionais, preparados para promover uma educação filosófica significativa.
Palavras-chave: Estágio Docente. Ensino de Filosofia. Ensino Superior. Didática.
Texto completo:
PDFReferências
BRASILEIRO, Ada Magaly Matias. Como produzir textos acadêmicos e científicos. São Paulo: Contexto, 2022.
CHARLOT, Bernard. Da relação com o saber às práticas educativas. São Paulo: Cortez, 2016.
FAZENDA, Ivani Catarina Arantes. Interdisciplinaridade: história, teoria e pesquisa. Papirus editora, 2012.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 59. ed. Rio de Janeiro: Paz & Terra, 2021.
GALLO, S. Metodologia do ensino de filosofia: uma didática para o ensino médio. Campinas: Papirus, 2012.
LIMA, Maria Socorro Lucena; PIMENTA, Selma Garrido. Estágio e docência. Cortez Editora, 2018.
MASETTO, Marcos (Org.). Docência na universidade. Campinas: Papirus, 1998.
MORIN, Edgar. Introdução ao pensamento complexo. Porto Alegre: Sulina, 2015.
PIMENTA, Selma Garrido. Professor pesquisador: mitos e possibilidades. Contrapontos, v. 5, n. 1, p. 9-22, jan./abr. 2005.
PIMENTA, Selma Garrido; ANASTASIOU, Léa das Graças Camargos. Docência no ensino superior. 5. ed. São Paulo: Cortez, 2014.
PIMENTA, Selma Garrido; LIMA, Maria Socorro Lucena. Estágio e docência. 2. ed. São Paulo: Cortez, 2004.
RABÊLLO, Roberto Sanches. Reflexões sobre arte e ludicidade na formação e na atuação docentes: princípios e articulação. In: D’ÁVILA, C. M.; VEIGA, I. P. A. (Orgs.). Didática e docência na educação superior: implicações para a formação de professores. Campinas: Papirus, 2012. pp. 31-50.
RODRIGO, Lídia Maria. Filosofia em sala de aula: teoria e prática para o ensino médio. Campinas: Autores Associados, 2009.
VIANA, Cleide Maria Quevedo Quixadá. Reflexões sobre avaliação da aprendizagem na visão de alunos da graduação. In: D’ÁVILA, C. M.; VEIGA, I. P. A. (Orgs.). Didática e docência na educação superior: implicações para a formação de professores. Campinas: Papirus, 2012. pp. 61-84.
Apontamentos
- Não há apontamentos.