O Mundo do Trabalho Líquido e a Realidade do Trabalhador: Desafios da Formação no Contexto da Precarização do Trabalho a partir da Docência

Anívea Araújo Costa

Resumo


Propõe-se, neste artigo, refletir a realidade do trabalhador no contexto da modernidade líquida, materializada por configurações de trabalho flexível da indústria 4.0, desdobrado nos processos de precarização como terceirização e uberização. Discutem-se, também, os desafios no contexto docente inspirado nos princípios da formação omnilateral como indicativo para a formação do trabalhador, não para o mercado de trabalho, mas para o mundo do trabalho. As discussões alicerçam em autores como Ricardo Antunes (2000; 2009; 2013; 2020), Bauman (2007), Kuenzer (2016), Ramos (2014), dentre outros. Conclui-se chamando a atenção para a nova relação de trabalho imposto pela tecnologia diante da sua necessidade de um perfil de trabalhador flexibilizado e subserviente para atender tão somente às grandes corporações da indústria 4.0 nessa sociedade líquido-moderna.

Palavras-chave: Trabalho. Formação omnilateral. Precarização do trabalho. Trabalho docente.

 

 

DOIhttps://doi.org/10.29327/2169333.6.1-7


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