Opressão e Liberdade na Educação

Leonardo Augusto Couto Finelli, Josué Reis Batista Junior, Tadeu Artur Vieira Martins, Admilson Eustáquio Prates

Resumo


O presente relato considera uma revisão da obra “Pedagogia do Oprimido” integrando-a ao conceito de liberdade. Para tal acolhe uma revisão da literatura que considerou textos clássicos para a revisão dos conceitos de opressão e de liberdade, e os integrou a literatura contemporânea que expande tais conceitos. Esses são aplicados à práxis educacional e, assim, fundamentam o debate sobre a necessária mudança que deve ser processada nessa, de modo a se avançar para uma sociedade mais justa. Conclui que a luta por liberdade equivale a tornar o ser humano um ser ativo em relação ao meio e suas circunstâncias, um ser que produz mudanças, transformações em sua consciência e em sua realidade. Assim esse transforma-se e modifica seu meio a partir de permanente empenho de reflexão.

Palavras-chave: Educação. Emancipação. Liberdade. Neoliberalismo. Opressão.

 

 

 

 

DOI: https://doi.org/10.29327/2169333.5.2-9


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