Educação e Liberdade: Abordagens de Paulo Freire e bell hooks para Educação das Relações Étnico-raciais

Jacilene Aguiar Silva, Beatriz Santos Pontes

Resumo


O presente artigo propõe uma discussão acerca da concepção de uma educação para a liberdade a partir das formulações teóricas do educador e patrono da educação brasileira, Paulo Freire, e sua influência na obra da intelectual negra bell hooks. Para tanto, buscamos identificar as práticas educativas que consistem na educação para a emancipação dos indivíduos, além de pensar qual é o papel do educador, da comunidade e da sociedade nessa construção. Percorremos a seguinte problemática: como pensar a transformação da escola contemporânea a partir de uma prática educativa transgressora e libertária? Utilizamos a revisão bibliográfica como metodologia, com aporte teórico de Paulo Freire e bell hooks para discutir uma educação para as relações étnico-raciais e prática de liberdade e existências no ambiente escolar.

Palavras-chave: Práticas Educativas. Emancipação. Educação.

 

 

 

 

 

DOIhttps://doi.org/10.29327/2169333.5.2-14


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