Paulo Freire: das 40 horas à Construção do Currículo na Escola

Zacarias Marinho, Khadidja Karen Monteiro Assunção Torres, Heryson Raisthen Viana Alves

Resumo


Este artigo é resultado de pesquisa de abordagem qualitativa, de natureza exploratória e cunho bibliográfico e com registros de observações de campo. Tem por objetivo central trazer uma contribuição acerca da relevância da obra de Paulo Freire no atual contexto da educação, especialmente a brasileira. O referencial teórico é composto por Freire (1991; 1996; 2002). Assim como por Lyra (1996), Silva e Sampaio (2015) e Alves e Santos (2021), Lopes e Macedo (2011) e Ball, Maguire e Braun (2016). Abordamos na contribuição de Freire sua visão de Educação e de Mundo, com sua perspectiva revolucionária construída pelo sentido de esperançar. De forma mais objetiva apresentamos a experiência das “40 horas de Angicos” dessa contribuição revolucionária para a alfabetização de jovens e adultos. Do ponto de vista empírico, detemo-nos em compreender a construção do currículo na escola Estadual José Rufino no momento atual. Escola esta que foi espaço de uma turma das 40 horas. Para isso, os registros in loco nos oportunizaram a comprovar que as escolas fazem currículo no seu cotidiano. 

Palavras-chave: Angicos-RN. Paulo Freire. Currículo escolar. Educação Básica.

 

 

 

 

DOIhttps://doi.org/10.29327/2169333.5.2-8


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Referências


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