Paulo Freire e Nilma Lino Gomes: Diálogos entre Propostas Revolucionárias de Tempos Distintos para a Educação

Alesandra Cristina de Carvalho, Karine Joyce Assis Barcelos, Mônica de Ávila Todaro

Resumo


O presente artigo é resultado de uma pesquisa bibliográfica desenvolvida junto ao Programa de Mestrado em Educação da Universidade Federal de São João del-Rei. Nele, discutimos as aproximações e os distanciamentos entre as ideias de Paulo Freire e Nilma Lino Gomes sobre a educação. Pautamo-nos nas trajetórias de vida e nos estudos dos autores a fim de considerar os distintos tempos históricos, bem como as lutas que perpassaram suas vidas e seu trabalho intelectual. Em Freire, apresentamos as definições, em relação à educação, de consciência intransitiva, transitiva ingênua e transitiva crítica. Em Gomes, apontamos as ideias de pedagogia da diversidade, composta pela pedagogia das urgências e emergências. Ao colocarmos as ideias dos autores em diálogo, concluímos que, para Gomes e Freire, a educação pode ser um instrumento potente na descolonização dos sujeitos e do conhecimento, na transformação da sociedade, na libertação dos sujeitos e na luta por democracia, sem que se perca de vista a potência também reguladora que nela pode ser produzida.

Palavras-chave: Educação. Paulo Freire. Nilma Lino Gomes.

 

 

 

 

DOIhttps://doi.org/10.29327/2169333.5.2-7


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Referências


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