Círculos de Investigação e de Cultura: a Escuta como Estratégia de Integração do Currículo

Jacqueline de Moura Ferreira, Roberta Pereira Matos

Resumo


Este trabalho apresenta o Círculo de Investigação de Temas Geradores realizado na comunidade rural Vila Bom Jesus (Igrejinha), distrito do município de Arinos (MG) e a proposição dos Círculos de Cultura como metodologia pedagógica, criada pelo Educador Paulo Freire, para escuta das vozes silenciadas. Traz reflexões sobre a investigação de Temas Geradores como princípio norteador e potencial da construção de um PPC de currículo integrado do curso Técnico em Agropecuária, em Regime de Alternância, em que sejam contextualizadas as disciplinas escolares à base da compreensão do real como totalidade histórica e dialética baseados na Pedagogia Racional e Dialógica, que reflitam os rostos e as vozes dos sujeitos de direito da Educação do Campo nas disciplinas de um curso do Instituto Federal do Norte de Minas Gerais (IFNMG) - Campus Arinos. Defende-se mudanças na prática pedagógica dos docentes oriundos de uma formação intelectual tradicional, patrocinada por uma política neoliberal e a transversalidade dos conteúdos de formação técnica e propedêutica dialogando com os saberes e fazeres locais inspirada num currículo de base coletiva de amor.

Palavras-chave: Círculo de Cultura. Temas Geradores. Metodologia Pedagógica. Currículo Integrado. Pedagogia da Alternância.

 

 

 

 

 

DOI: https://doi.org/10.29327/2169333.5.2-12


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Referências


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