Explorando as Conexões entre a Política Educacional de Paulo Freire e o Uso da Gamificação no Ensino de Língua Inglesa

Jaqueline Gisele dos Santos

Resumo


O presente artigo teve como objetivo explorar a relevância da política educacional de Paulo Freire, no contexto do ensino de língua inglesa, ao adotar a abordagem da metodologia ativa e estabelecer conexões com a gamificação. A metodologia utilizada para o estudo foi a de cunho qualitativo de revisão bibliográfica, que permitiu não só acessar e compreender os princípios da política educacional de Paulo Freire como as concepções das metodologias ativas e da gamificação, buscando estratégias participativas e engajantes para a promoção de uma aprendizagem significativa e da autonomia dos estudantes. Embora Freire não tenha abordado diretamente o conceito de gamificação, é possível estabelecer uma conexão entre a sua abordagem pedagógica e os princípios dessa estratégia. Ao valorizar o diálogo, a participação ativa, a contextualização dos conteúdos e o desenvolvimento da autonomia dos estudantes, a política educacional freiriana compartilha afinidades com os princípios da gamificação, como a criação de um ambiente estimulante, desafiador e motivador. A partir dessa análise, evidenciou-se como a adoção da gamificação, exemplificada pelo uso do Kahoot!, pode contribuir para uma educação emancipatória e alinhada aos princípios de Paulo Freire, promovendo o engajamento dos estudantes e estimulando sua busca autônoma pelo conhecimento.

Palavras-chave: Política educacional. Paulo Freire. Metodologias ativas. Gamificação. Ensino de Língua Inglesa.

 

 

 

 

DOIhttps://doi.org/10.29327/2169333.5.2-5


Texto completo:

PDF

Referências


ANUNPATTANA, Punyawee; KHALID, Mohd Nor Akmal; IIDA, Hiroyuki; INCHAMNAN, Wilawan. Capturing potential impact of challenge-based gamification on gamified quizzing in the classroom. Heliyon, v. 7, n. 12, e08637, 2021.

DE-MARCOS, Luis et al. Gamification for engaging computer science students in learning activities: a case study. IEEE Transactions on Learning Technologies, v. 7, n. 3, p. 291–301, 2014.

DETERDING, Sebastian et al. From game design elements to gamefulness: defining ‘gamification’. In: Proceedings of the 15th International Academic MindTrek Conference: Envisioning Future Media Environments, p. 9–15, 2011.

FERREIRA, Tatiane Rodrigues. Gamificação no Ensino: uma Estratégia de Engajamento no Processo de Aprendizagem. Revista Práxis, v. 10, n. 19, p. 47-64, 2019.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. 3. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1970.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. 15. ed. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

FREIRE, Paulo. Pedagogia dos sonhos possíveis. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2020.

HANUS, Michael D.; FOX, Jeffrey. Assessing the effects of gamification in the classroom: a longitudinal study on intrinsic motivation, social comparison, satisfaction, effort, and academic performance. Computers & Education, v. 80, p. 152-161, 2015.

JUUL, Jesper. Half-Real: Video Games between Real Rules and Fictional Worlds. Cambridge: MIT Press, 2005.

JOHNSON, David W.; JOHNSON, Roger T.; SMITH, Karl A. Cooperative learning: improving university instruction by basing practice on validated theory. Journal on Excellence in College Teaching, v. 29, n. 2, p. 22-40, 2018.

KAPP, Karl. The Gamification of Learning and Instruction: Game-Based Methods and Strategies for Training and Education. San Francisco: Pfeiffer, 2012.

KUH, George D. et al. Student success in college: creating conditions that matter. 2. ed. San Francisco: Jossey-Bass, 2015.

LAGE, Marcelo et al. Inverted classroom: what works and why. In: ED-MEDIA 2000-World Conference on Educational Multimedia, Hypermedia & Telecommunications, p. 207–212, 2000.

MILLER, Barry W.; ROBERTSON, Judy. Using a contextualized collaborative problem solving environment to enhance learning in an undergraduate computer science curriculum. Journal of Information Systems Education, v. 21, n. 1, p. 65-78, 2010.

PEGADO, Cláudio et al. Gamification in education: a systematic review. Computers & Education, v. 144, n. 103701, 2020.

PRINCE, Michael. Does active learning work? a review of the research. Journal of Engineering Education, v. 93, n. 3, p. 223-231, 2004.

SAILER, Michael et al. Psychological Perspectives on Motivation through Gamification. Human-Computer Interaction: The Agency Perspective, v. 12, p. 302-317, 2017.

SANTOS, Patrícia Lupion Torres dos. A Gamificação e o Kahoot! no Ensino de Língua Inglesa. In: Seminário Internacional de Tecnologias Avançadas em Educação, 2018. Anais... São Paulo: USP, 2018.

SANTOS, Patrícia Lupion Torres dos. Gamificação e ensino de língua inglesa: uma revisão sistemática da literatura. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Português/Inglês) - Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2020.

XAVIER, Rafaeli Ticiani. Metodologias ativas: o professor como mediador da aprendizagem. In: Colóquio Internacional sobre Gestão Universitária na América do Sul, 2020. Anais... Florianópolis: UDESC, 2020.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.