Interfaces entre a Pedagogia da Alternância e a Pedagogia Freireana: Reflexões a partir do Plano de Estudo

Daiane Aparecida Ribeiro Queiroz, Mad'Ana Desirée Ribeiro de Castro

Resumo


Este artigo objetiva realizar a análise do Plano de Estudo (PE) da pedagogia da alternância a partir das contribuições da pedagogia freireana. Tendo como premissa a pesquisa qualitativa, os dados aqui discutidos foram levantados junto aos monitores, estudantes e pais vinculados à Escola Família Agrícola de Natalândia/MG e, como instrumentos de coleta de dados, utilizamos a entrevista semiestruturada e o grupo focal. Como resultado deste estudo é possível evidenciar que o Plano de Estudo contribui para que a pesquisa seja uma ferramenta que instiga o ensinar e o aprender, para o exercício da autonomia e do protagonismo dos estudantes no processo formativo e para uma formação pela práxis. Tais contributos corroboram com a construção da autonomia, emancipação e formação crítica dos sujeitos, princípios do processo educativo preconizados por Paulo Freire.

Palavras-chave: Plano de Estudo. Pedagogia da Alternância. Pedagogia Freireana.

 

 

 

 

 

DOIhttps://doi.org/10.29327/2169333.5.2-11


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