A Pesquisa na Formação Docente: Reflexões a Partir da Perspectiva Freireana

Mônica Maria Teixeira Amorim, Renata Cardoso Oliveira

Resumo


O presente artigo resulta de um estudo realizado com o propósito de extrair reflexões acerca da pesquisa enquanto saber necessário à prática educativa e à formação docente, a partir da análise do livro de Paulo Freire intitulado “Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa”. Orientamo-nos pelos seguintes questionamentos: Como a pesquisa é abordada por Freire, particularmente nessa obra? Que perspectiva a pesquisa assume no processo formativo de professores? Ao que notamos, Freire (2002) aborda a pesquisa entrelaçada ao ensino e a um conjunto de outros saberes, todos articulados a uma perspectiva progressista de formação, ou seja, uma formação pautada na compreensão ético-crítica de mundo e, portanto, comprometida com a transformação da realidade desigual e injusta em que vivemos.

Palavras-chave: Paulo Freire. Formação docente. Pesquisa.

 

 

 

 

DOIhttps://doi.org/10.29327/2169333.5.2-1


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Referências


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