A Cultura Avaliativa e a Perspectiva Freireana: uma crítica à avaliação excludente

Elizabete de Paula Pacheco, Olenir Maria Mendes, Maria Cristina Forti, Alesandra Ferreira Bento Souza, Sonia Aparecida Faleiros Almeida

Resumo


O presente texto é fruto de um estudo realizado por integrantes de um grupo de estudos e pesquisa em avaliação educacional, cujo objetivo é fazer a crítica ao modelo de avaliação excludente, que, historicamente, tem servido à submissão, à classificação e à exclusão dos/as estudantes, sobretudo, os/as das classes populares, quando deveria servir à função de auxiliar na melhoria do ensino e das aprendizagens. Buscamos tecer reflexões a partir de algumas obras de Paulo Freire, em especial, a “Pedagogia do Oprimido” e “A importância do ato de ler: em três artigos que se completam”. Centralizamos tais reflexões na compreensão e crítica da cultura avaliativa clássica centrada em exames e resultados, que secundariza sua função principal e também os objetivos do ensino e aprendizagens, dimensões do ato de educar, e, portanto, de se humanizar. Procuramos construir um diálogo entre as obras Paulo Freire (1989, 2005, 2020, 2021), e algumas referências em avaliação educacional como Freitas (2003), Vasconcellos (2006), Romão (2008), e Luckesi (2010) na denúncia dessa lógica, fruto da sociedade capitalista, mas também no anúncio da necessária conscientização para transformação dessa realidade.

Palavras-chave: Cultura Avaliativa. Exclusão. Processos Dialógicos. Emancipação.

 

 

 

 

 

DOIhttps://doi.org/10.29327/2169333.5.2-10


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