Construção e Divulgação Científica via Podcast: Aproximações entre Conceitos de Avaliação e os Princípios Freireanos

Rafael Martins Mendes, Fernanda Barros Ataídes, Clarice Carolina Ortiz de Camargo

Resumo


O presente relato tem como proposta a criação e a divulgação científica de um podcast — GepaeCast — a partir de aproximações realizadas entre os conceitos de avaliação e os princípios freireanos apresentados em 4 de suas obras. Realizamos um trabalho coletivo de abordagem participativa e extensionista, que perpassou a leitura das obras, destaques de trechos/contos, levantamento de categorias avaliativas e freireanas, construção de roteiro e a escolha do conto do Gato Multicor, da obra Pedagogia da Esperança. Estruturamos nossas reflexões em três momentos; no Conto no Ponto apresentamos a história da obra selecionada; em sequência dialogamos com as pessoas participantes abordando princípios freireanos como a educação libertadora e a opressora, consciência de mundo, práxis e aproximações com a avaliação (ideologia, mito da neutralidade, avaliação formativa) que denominamos de PalavraAção. E, por fim, apresentamos sugestões de filmes, de livros e de atividades culturais com o nome de CulturaAção. A partir da criação deste podcast, compreendemos a importância do trabalho coletivo como um processo formativo; além de considerarmos a relevância da criação desta mídia digital como forma de promover a divulgação científica ultrapassando as fronteiras da universidade ao envolver a leitura da obra freireana e o seu diálogo com a avaliação.

Palavras-chave: Avaliação. Paulo Freire. Divulgação Científica. Podcast.

 

 

DOI: https://doi.org/10.29327/2169333.5.2-2


Texto completo:

PDF

Referências


CARVALHO, Ana Amélia; AGUIAR, Cristina; MACIEL, Romana. Taxonomia de podcasts: da criação à utilização em contexto educativo. In: Actas do Encontro sobre Podcasts. Braga: CIEd, 2009.

COIMBRA, Camila Lima. A (in)completude da práxis no pensamento freireano. In: PAIXÃO, Alexandro H.; MAZZA, Débora; SPIGOLON, Nima I. (Orgs.) Centelhas de Transformações - Paulo Freire e Raymond Williams. São José do Rio Preto, SP: Editora HN, 2021.

FIGUEIRA, Ana Cristina Peixoto; BEVILAQUA, Diego Vaz. Podcasts de divulgação científica: levantamento exploratório dos formatos de programas brasileiros. Reciis – Revista Eletrônica de Comunicação, Informação & Inovação em Saúde, Rio de Janeiro, v. 16, n. 1, p. 120-138, 2022. DOI: https://doi.org/10.29397/reciis.v16i1.2458

FREIRE, Paulo. Alfabetização: leitura do mundo leitura da palavra. 2. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1994.

FREIRE. Paulo. A importância do ato de ler: em três artigos que se completam. 34. ed. São Paulo: Editora Autores Associados/Cortez, 1997.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 60. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2016.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 55. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2017.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da Esperança - um reencontro com a Pedagogia do Oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2021.

FREITAS, Luiz Carlos de. Ciclos, seriação e avaliação: confrontos de lógicas. São Paulo: Editora Moderna, 2003.

GEPAECAST: um bate-papo sobre avaliação educacional #01- O Centenário de Paulo Freire. [Locução de]: Olenir Maria Mendes. Marilene. Adriana Auxiliadora Martins. Andrea Porto Ribeiro. Fernanda Barros Ataídes. Clarice Carolina Ortiz de Camargo. Rafael Martins Mendes. [S.I.]: GepaeCast, 04 dez. 2021. Podcast. Disponível em: Centenário de Paulo Freire - GepaeCast | Podcast on Spotify. Acesso em: 12 out. 2023.

MARTINS, Adriana Auxiliadora et al. Pré-roteiro para a gravação do podcast sobre a obra de Freire. [S.l.: s.n.], 2021.

MENDES, Olenir Maria et al. Pesquisa coletiva: avaliação externa e qualidade da escola pública. Curitiba: Editora CRV, 2018.

PERIÓDICO DE MINAS. O que é divulgação científica? Disponível em https://www.periodicosdeminas.ufmg.br/o-que-e-divulgacao-cientifica/#:~:text=Na%20divulga%C3%A7%C3%A3o%20cient%C3%ADfica%2C%20o%20foco,fora%20daquele%20campo%20de%20conhecimento. Acesso em 20 out. 2023.

RIBEIRO, Bruna (Org). Abordagens Participativas na Educação Infantil: saberes necessários para nos manter em voo. São Paulo: Passarinho, 2023.

SOARES, Magda B. Avaliação educacional e clientela escolar. In: PATTO, M. H. S. (Org.). Introdução à psicologia escolar. São Paulo: T. A. Queiroz Editor, 1982.

VASCONCELLOS, Celso dos Santos. Avaliação da aprendizagem: práticas de mudança por uma práxis transformadora. 13. ed. São Paulo: Libertad, 2013.

VASCONCELLOS, Celso dos Santos. Avaliação: concepção dialética­-libertadora do processo de avaliação escolar. 20. ed. São Paulo: Libertad, 2014a.

VASCONCELLOS, Celso dos Santos. Construção do conhecimento em sala de aula. 19. ed. São Paulo: Libertad, 2014b.

VASCONCELLOS, Celso dos Santos. (In)Disciplina: construção da disciplina consciente e interativa em sala de aula e na escola. 20. ed. São Paulo: Libertad, 2016.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.