Contribuições Emancipatórias da Perspectiva Freiriana para a Educação de Jovens e Adultos

Namara Santos Nonato de Sousa

Resumo


Este artigo aborda a dimensão emancipatória da perspectiva freiriana para a Educação de Jovens e Adultos (EJA) sob olhar histórico. A pesquisa possui uma abordagem qualitativa de natureza exploratória. Para tanto, foi realizado um levantamento bibliográfico sobre o pensamento do autor. Com isso, realizou-se a contextualização das ideias de Freire no sentido da educação libertadora como ação política e cultural orientada na disputa do projeto de formação humana e do projeto de sociedade, demonstrando as contribuições do seu pensamento como rupturas históricas do pensamento dominante, das classes opressoras, cuja denúncia contribui para a consciência do mundo e a transformação dos sujeitos. Sendo assim, este trabalho considera o pensamento emancipatório em Freire como libertação coletiva, diante as condições de exploração, através de uma pedagogia crítica que atravessa a modalidade da EJA.

Palavras-chave: Pedagogia Freiriana. Emancipação Humana. Educação de Jovens e Adultos.

 

 

 

DOIhttps://doi.org/10.29327/2169333.5.2-4


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