Cronologia Filosófica Freiriana: Implicações Teórico-metodológicas sobre sua Concepção de Educação Popular

Diego Chabalgoity

Resumo


Através do resgate da formação do pensamento filosófico em Paulo Freire, este artigo busca contribuir para o estudo da resolução metodológica freiriana, considerando as implicações de seu processo de amadurecimento filosófico com a construção de sua concepção de educação popular. Entendemos que investigações acerca dessa resolução que Freire fundamenta tem repercussões relevantes ao marxismo e à filosofia latino-americana, ainda pouco estudadas. Nesse intuito, aqui tratamos de trilhar caminhos em que Freire entra em contato com diferentes correntes filosóficas ao longo da segunda metade do século passado, problematizando seu processo de amadurecimento, sua andarilhagem pelo mundo como militante a serviço da pedagogia do oprimido, e as diferentes influências que recebeu. Para tanto, primeiramente são problematizadas as influências do pensamento decolonial e do existencialismo em seus estudos filosóficos iniciais, considerando como o marxismo nos anos seguintes leva Freire a superar perspectivas idealistas. No segundo momento é apresentada sua definição primeira de educação popular. Por último, essa definição é relacionada metodologicamente com a perspectiva dialética e fenomenológica que Freire assume.

Palavras-chave: Educação popular. Pensamento decolonial. Existencialismo. Fenomenologia. Marxismo.

 

 

DOIhttps://doi.org/10.29327/2169333.5.2-3


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