Uma Proposta de Sequência Didática para Conceituar as Leis de Kepler Utilizando História e a Filosofia da Ciência

Luiz Eduardo Duarte Sousa, Weimar Silva Castilho, Juliana Abrão da Silva Castilho

Resumo


O presente trabalho é um relato de experiência de uma sequência didática utilizando a História e Filosofia da Ciência (HFC), nas aulas de Física do primeiro ano do ensino médio. A literatura que aborda essa temática, na maioria das vezes, traz uma perspectiva teórica, havendo a necessidade de avaliar estratégias didáticas que discutam o uso da HFC no ensino de Física. O objetivo desse trabalho é refletir sobre como as Leis de Kepler e fatos históricos, no contexto da HFC, pode ser utilizada como ferramenta pedagógica para o ensino de ciências. Participaram do processo de pesquisa 35 estudantes do Instituto Federal do Tocantins (IFTO) - Campus Palmas, no segundo semestre de 2022. Como instrumento de pesquisa, foi utilizado um questionário depois da aplicação da sequência didática. Os resultados evidenciam que é possível apreender conceitos físicos utilizando a abordagem histórico-filosófica.

Palavras-chave: Ensino de Física. História da Ciência. Filosofia da Ciência. Kepler.

 

 

DOIhttps://doi.org/10.29327/2169333.6.1-9


Texto completo:

PDF

Referências


ALLCHIN, D. Evaluating knowledge of the nature of (whole) science. Science Education, v. 95, n. 3, p. 518-542, 2011.

BAZZO, W. A. Ciência, Tecnologia e Sociedade: e o contexto da educação tecnológica. 4. ed. Florianópolis: UFSC, 2014.

BORDIEU, Pierre. Para uma sociologia da ciência. Lisboa: Edições 70, 2004.

CHASSOT, A. Alfabetização científica: questões e desafios para a educação. 4. ed. Ijuí: Ed. Unijuí, 2006.

DIAS V.S. História e Filosofia da Ciência na Pesquisa em Ensino de Ciências no Brasil: Manutenção de um Mito? 115f. 2008. Tese (Doutorado em Educação para a Ciência) – Universidade Estadual Paulista, São Paulo, 2008.

DUVAL, R. Semiosis y pensamiento humano: registros semióticos y aprendizajes intelectuales. Colombia: Universidad del Vale, 2004.

GALILI, I. Promotion of cultural content knowledge through the use of the history and philosophy of science. Science & Education, v. 21, p. 1283-1316, 2012.

GLEISER, M. A dança do universo: dos mitos de criação ao Big-Bang. São Paulo: Companhia das Letras, 2006.

GLEISER, M. A harmonia do mundo: aventuras e desventuras de Johannes Kepler, sua mística solução do mistério cósmico, conforme reminiscências de seu Mestre Michael Maestlin. São Paulo: Companhia das Letras, 2006.

GLEISER, M. Por que ensinar física? Revista Física na Escola, v. 1, 2000.

GOULART, S. M. História da ciência: elo da dimensão transdisciplinar no processo de formação de professores de ciências. In: LIBÂNEO, J. C.; SANTOS, A. (Orgs.). Educação na era do conhecimento em rede e transdisciplinaridade. Campinas: Alínea, 2005.

GURGEL, C. M. A.; MARIANO, G. E. Concepção de neutralidade e objetividade da ciência e tecnologia na formação de professores de ciências: argumentos para a inserção da história e sociologia da ciência na construção do conhecimento científico. Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia, v. 1, n. 1, 2008.

KOYRÉ, A. Estudos Galilaicos. Lisboa: Dom Quixote, 1992.

MARTINS, R. A. Sobre o papel da história da ciência no ensino. Boletim da Sociedade Brasileira de História da Ciência, v. 9, n. 3-5, 1990.

MARTINS, R. A. A maçã de Newton: história, lendas e tolices. In: SILVA, C. C. (Org.). Estudos de história e filosofia das ciências: subsídios para aplicação no ensino. São Paulo: Livraria da Física, 2006.

MARTINS, A. F. P. História e filosofia da ciência no ensino: há muitas pedras nesse caminho. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, v. 24, n. 1, p. 112-131, 2007.

MATTHEWS, M. Science teaching: The Role of History and Philosophy of Science, London: Routledge, 1994.

MONTEIRO, M. M. Inércia e natureza da ciência no ensino de física: uma sequência didática centrada no desenvolvimento histórico do conceito de inércia. 232f. 2014. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências Naturais e Matemática) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2014.

MORIN, E. Ciência com Consciência. 2. ed. Rio de Janeiro: Bertrand, 1998.

MOURÃO, R. R. F. Dicionário enciclopédico de astronomia e astronáutica. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1995.

PEDUZZI, L. O. As concepções espontâneas, a resolução de problemas e a história e filosofia da ciência em um curso de mecânica. 850f. 1988. Tese (Doutorado em Educação Científica e Tecnológica) – Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 1998.

PEDUZZI, L. O.; MARTINS, A. F. P.; FERREIRA, J. M. H. Temas de história e filosofia da ciência no ensino. Natal: EDUFRN, 2012.

ROSA, C. A. P. História da Ciência: da antiguidade ao renascimento científico. 2. ed. Brasília: FUNAG, 2012.

SILVA, C. C. Estudos de História e Filosofia das Ciências: Subsídios para Aplicação no Ensino. São Paulo: Livraria da Física, 2006.

TEIXEIRA, E. S.; GRECA, I. M.; FREIRE, O. The history and philosophy of science in physics teaching: A research synthesis of didactic interventions. Science & Education, v. 21, p. 771-796, 2012.

ZABALA, A. Prática Educativa: como ensinar. Porto Alegre: Artmed, 1998.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.