COVID-19 e o Desafio do Ensino Remoto: Dificuldades, Oportunidades e suas Influências sobre as Competências para Ensinar

Janaina Aparecida Alves Scaliza, Thiago Nogueira Tolentino Barbosa, Géssica Mina Kim Jesus, Damiana Pereira de Lima Constantino, Luzia da Glória Soares, Marilene dos Santos Americo, Silvia Suely Amaral de Souza

Resumo


A pandemia de COVID-19 impôs uma mudança repentina e peremptória no ambiente educacional, com a necessidade de oferecer um ensino de maneira remota. Frente a essas mudanças, esse trabalho se propôs a compreender as principais dificuldades e oportunidades percebidas pelos professores durante o período de aulas remotas, ocasionadas pela pandemia de covid-19 durante o período compreendido entre 2019 a 2021, e verificar quais as competências para ensinar foram diretamente influenciadas por essas oportunidades e dificuldades. O método de pesquisa utilizado foi o survey, com a participação de 188 respondentes e como alguns dos principais resultados, notou-se que (i) as competências para ensinar não apresentaram médias altas, (ii) as dificuldades percebidas pelos docentes foram correlacionadas principalmente a maneira de avaliar os alunos, (iii) desenvolver práticas em equipe e (iv) envolver os alunos no processo de ensino-aprendizagem. Não houve correlações fortes entre oportunidades percebidas e competências para ensinar, o que ocorreu apenas entre competências ou entre as próprias oportunidades.

Palavras-chave: Covid-19. Ensino remoto. Oportunidades. Dificuldades. Competências Docentes.

 

 

DOIhttps://doi.org/10.29327/2169333.6.1-4


Texto completo:

PDF

Referências


ARELLANO-BECERRIL, Enrique; ESCUDERO-NAHÓN, Alexandro. Tendencias de investigación de aula invertida con aprendizaje colaborativo: una revisión sistemática. IE Revista de Investigación Educativa de la REDIECH, v. 13, e1492, 2022.

BYLICA, Kelly; BAUMAN, Betty. Teaching in a Time of Crisis: Pedagogical Creativity in Music Education. Bulletin of the Council for Research in Music Education, n. 231, p. 7-24, 2022.

CÁRDENAS, Diana L.; HERNÁNDEZ, Nadia J.; GARCÍA-DÍAZ, John J. Transformaciones de la práctica pedagógica durante la pandemia por COVID-19: percepciones de directivos y docentes en formación en educación infantil. Formación Universitaria, v. 15, n. 2, p. 21-40, 2022.

CYSNEIROS, Paulo Gileno. Competências para ensinar com novas tecnologias. Revista Diálogo Educacional, v. 4, n. 12, p. 1-11, 2004.

DERONCELE-ACOSTA, Angel et al. Digital Competence, Role Stress and Engagement: Towards positive mental health in Latin American teachers. In: Latin American Conference on Learning Technologies (LACLO), 16., 2021, Arequipa, Peru. Proceedings… New Jersey: IEEE, 2021. pp. 83-90.

FREITAG, Raquel Meister Ko. Amostras sociolinguísticas: probabilísticas ou por conveniência? Revista de Estudos da Linguagem, v. 26, n. 2, p. 667-686, 2018.

FREITAS, W., JABBOUR, C. O estudo de caso (s) como estratégia de pesquisa qualitativa: fundamentos, roteiro de aplicação e pressupostos de excelência. In: Encontro Nacional de Engenharia de Produção, 30., 2010, São Carlos/SP. Anais... São José dos Campos/SP: ABEPRO, 2010.

FIGUEIREDO FILHO, Dalson Britto et al. O que é, para que serve e como se faz uma meta-análise? Teoria & Pesquisa: Revista de Ciência Política, v. 23, n. 2, 2014.

GARCIA, Thatijanne Santos Gonzaga de Carvalho; GARCIA, Cristiano Mesquita; SCHINAIDER, Jaison. Uma análise de algumas práticas pedagógicas executadas nas aulas do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), campus caçador, durante um período da pandemia da Covid-19. Educação Online, v. 17, n. 39, p. 59-78, 2022.

GRANDINI, Guilherme Ferraz. Ensino de História e Programa São Paulo Faz Escola: processo formativo e prática docente na rede estadual paulista (2008-2019). São Paulo: Editora Dialética, 2022.

KRUSZEWSKA, Aleksandra; LAVRENOVA, Maria. The educational opportunities of Ukrainian children at the time of the Russian invasion: perspectives from teachers. Education 3-13, v. 52, n. 2, p. 213-226, 2024. DOI: https://doi.org/10.1080/03004279.2022.2083211

LAKSOV, Klara B. et al. Assessment of teaching portfolios–challenges for reviewers. Högre Utbildning, v. 13, n. 2, p. 1-16, 2023.

LIMA FILHO, Acácio Alves de Souza. Tecnologia e COVID 19: Meteoro atingiu nosso país. Cadernos de Prospecção, v. 13, n. 2, p. 309-309, 2020.

MOLINA-PÉREZ, J.; PULIDO-MONTES, C. Covid-19 and “improvised” digitization in secondary education: Emotional tensions and challenged professional identity. Revista Internacional De Educacion Para La Justicia Social, v. 10, n. 1, p. 181-196, 2021.

PERIFANOU, Maria; ECONOMIDES, Anastasios A.; TZAFILKOU, Katerina. Greek teachers’ difficulties & opportunities in emergency distance teaching. E-Learning and Digital Media, v. 19, n. 4, 2022. DOI: https://doi.org/10.1177/20427530221092

PERRENOUD, Phillipe. 10 Novas Competências para Ensinar. Porto Alegre: Artmed, 2000.

PINTER, Eva; FENYVESI, Eva; PINTER, Tibor. Sustainability aspects of distance learning in higher education during the COVID-19 epidemic in a Hungarian University. Economic Annals-XXI, v. 190, p. 58-74, 2021.

PRADO, Livia Deris; DE OLIVEIRA, Camila Areias; DE SOUZA, Mariana Conceição. Desafios para a Reformulação da Concepção Pedagógica de um Curso de Especialização Lato Sensu Durante a Pandemia da COVID-19: um Relato de Experiência. EaD em Foco, v. 12, n. 2, 2022.

ROCHA, Kelsey; LUSSIER, Catherine M.; ATIT, Kinnari. What makes online teaching spatial? Examining the connections between K-12 teachers’ spatial skills, affect, and their use of spatial pedagogy during remote instruction. Cognitive Research: Principles and Implications, v. 7, n. 1, p. 1-19, 2022.

SARAIVA, Karla; TRAVERSINI, Clarice; LOCKMANN, Kamila. Education in times of COVID-19: remote teaching and teacher exhaustion. Práxis Educativa, v. 15, 2020.

SEABRA, Filipa et al. Emergency remote teaching and learning in Portugal: preschool to secondary school Teachers’ perceptions. Education Sciences, v. 11, n. 7, p. 349, 2021.

UGALINGAN, Gina; EDJAN, Dianne; VALDEZ, Paolo Nino. Online Internship Experiences among Pre-Service ESL Teachers in the Philippines: Challenges and Opportunities. TESL-EJ, v. 25, n. 3, p. n3, 2021.

VALENTE, Geilsa Soraia Cavalcanti; VIANA, Ligia de Oliveira. Da formação por competências à prática docente reflexiva. Revista Iberoamericana de Educación, v. 48, n. 4, p. 132-140, 2009.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.