COVID-19 e o Desafio do Ensino Remoto: Dificuldades, Oportunidades e suas Influências sobre as Competências para Ensinar
Resumo
A pandemia de COVID-19 impôs uma mudança repentina e peremptória no ambiente educacional, com a necessidade de oferecer um ensino de maneira remota. Frente a essas mudanças, esse trabalho se propôs a compreender as principais dificuldades e oportunidades percebidas pelos professores durante o período de aulas remotas, ocasionadas pela pandemia de covid-19 durante o período compreendido entre 2019 a 2021, e verificar quais as competências para ensinar foram diretamente influenciadas por essas oportunidades e dificuldades. O método de pesquisa utilizado foi o survey, com a participação de 188 respondentes e como alguns dos principais resultados, notou-se que (i) as competências para ensinar não apresentaram médias altas, (ii) as dificuldades percebidas pelos docentes foram correlacionadas principalmente a maneira de avaliar os alunos, (iii) desenvolver práticas em equipe e (iv) envolver os alunos no processo de ensino-aprendizagem. Não houve correlações fortes entre oportunidades percebidas e competências para ensinar, o que ocorreu apenas entre competências ou entre as próprias oportunidades.
Palavras-chave: Covid-19. Ensino remoto. Oportunidades. Dificuldades. Competências Docentes.
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PDFReferências
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