AMBIENTAÇÃO TECNOLÓGICA E COLABORAÇÃO ONLINE NO ENSINO REMOTO EMERGENCIAL

Maria Orminda Santos Oliveira, Pedro Henrique Fonseca Veloso, Guilherme Araújo Lacerda

Resumo


Apresentando ferramentas essenciais para o ensino remoto, usando-se como base aquelas já aplicadas a Educação a Distância, este estudo teve por objetivo descrever as possibilidades de uso das diferentes plataformas, com base nos conceitos da ambientação tecnológica e colaboração on-line. Como forma de análise, foi realizada uma revisão bibliográfica narrativa, onde abordaram-se tópicos voltados a ambientação tecnológica e uso das tecnologias da educação, a partir dos descritores: Educação à Distância, Tecnologias da Informação e Comunicação, Uso de Mídias Digitais na Educação e Novas Ferramentas de Ensino. A partir das possibilidades e usabilidades de streamings de áudio e vídeo e redes sociais de colaboração on-line, elencam-se: a Plataforma CAPES de Educação Básica, o Regime Especial de Atividades Não Presenciais, o Plano de Estudos Tutorados adotado pela Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais, o aplicativo para celular Conexão Escola, o programa de TV se liga na Educação e o Hotsite Estude em Casa. Dessa forma, concluímos que esta pesquisa se apresenta como um importante meio de recomendação de uso dessas plataformas, voltadas principalmente para fomentar o ambiente educacional durante o ensino remoto emergencial.

Palavras-chave: Tecnologia da Informação. Educação a Distância. Ensino Remoto Emergencial.

 

 

DOI: https://doi.org/10.29327/2169333.3.1-5


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