TECNOLOGIAS DA EAD EM AULAS PRESENCIAIS: UMA ANALISE INICIAL DE SEU USO COMO ACOMPANHAMENTO DOS CONTEÚDOS ESCOLARES

André Ribeiro da Silveira, Luciano Soares de Souza

Resumo


Educadores atuais têm acesso às diversas tecnologias de informação que podem ser utilizadas tanto para auxiliar sua prática pedagógica, como a aprendizagem dos alunos. Destacam-se neste quesito as tecnologias de informação e comunicação (TDICs) aplicadas na Educação à Distância (EaD). Neste contexto, o Blended Learning propõe a utilização de tecnologias à distância em conjunto com as práticas de disciplinas presenciais. Portanto, o objetivo desse trabalho foi o de realizar uma avaliação inicial da utilização de uma tecnologia de EaD aplicada a disciplinas presenciais. Os dados coletados tiveram respaldo de questionários de nível de satisfação. Os resultados obtidos demonstraram que a ferramenta utilizada auxiliou no acompanhamento da disciplina, tanto dos conteúdos como das atividades, obtendo um índice de aceitação em uma faixa de 67% dos alunos que responderam o questionário.

Palavras-chave: TDICs. Informática na Educação. Ferramentas Online.

 

 

DOI: https://doi.org/10.29327/2169333.3.1-7


Texto completo:

PDF

Referências


ANTONELLI, R. A.; ESPEJO, M. M. S. B.; ALMEIDA, L. B.; LONGHI, F. L. Estado da arte do impacto da tecnologia da informação nas organizações: Um estudo bibliométrico. CAP Accounting and Management, v. 4, n. 4, p. 77-86, 2010.

BACICH, L.; TANZI NETO, A.; TREVISANI, F. de M. (Orgs.). Ensino híbrido: personalização e tecnologia na educação. Porto Alegre: Penso, 2015.

BASSO, C. M. Algumas reflexões sobre o ensino mediado por computadores. Linguagens & Cidadania, v. 2, n. 2, p. 1-10, 2000.

COSCARELLI, C. V.; RIBEIRO, A. E. Educação e novas tecnologias: um olhar para além da técnica. In: RIBEIRO, A. E.; COSCARELLI, C. V. (Orgs.). Letramento Digital: aspectos sociais e possibilidades pedagógicas. Belo Horizonte: Editora Ceale, 2011.

COSENZA, R. M.; GUERRA, L. B. Neurociência e educação: Como o cérebro aprende. Porto Alegre: Artmed, 2011.

JOHNSON, S. Cultura da interface: Como o computador transforma nossa maneira de criar e comunicar. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1997.

MAIA, C.; MATTAR, J. A. ABC da EaD: educação a distância hoje. Prentice Hall, 2007.

PIAGET, J. A epistemologia genética. Petrópolis: Vozes, 1971.

PORVIR. Educação e inovação. São Paulo: Porvir, 2016. Disponível em: . Acesso em: 25 jul. 2016.

RIBEIRO, O. J. Educação e novas tecnologias: um olhar para além da técnica. In: RIBEIRO, E. A; COSCARELLI, C. V. (Orgs.). Letramento digital: aspectos sociais e possibilidades pedagógicas. Belo Horizonte. Editora Ceale, 2011.

SIQUEIRA, F. C. G. Tecnologias digitais de informação e comunicação na atuação docente: o processo ensino aprendizagem na formação de professores de educação física. 2017. 164 f. Dissertação (Mestrado em Educação Física) – Centro de Desportos, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2017.

SOUZA, R. R. Contribuições das teorias pedagógicas de aprendizagem na transição do presencial para o virtual. In: RIBEIRO, E. A.; COSCARELLI, C. V. (Orgs.). Letramento Digital: aspectos sociais e possibilidades pedagógicas. Belo Horizonte. Editora Ceale, 2011.

VALENTE, J. A. Blended learning e as mudanças no ensino superior: a proposta da sala. Educar em Revista, v. 4, p. 79-97, 2014.

VYGOTSKY, L. S. Pensamento e linguagem. São Paulo. Martins Fontes, 1993.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.