A ORGANIZAÇÃO DA DOCÊNCIA COLETIVA NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: O USO DAS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO E A AÇÃO PEDAGÓGICA

Wanise Sidália Sanguinete Santos Souza, Synara Rodrigues Jardim

Resumo


Este artigo aborda sobre os resultados de uma pesquisa que buscou analisar a organização do trabalho docente, considerando o contexto da Educação a Distância, do Curso de Pós-Graduação “lato sensu”, em Informática na Educação, ofertado pelo Centro de Referência em Formação e Educação a Distância (CEAD), no âmbito do Instituto Federal do Norte de Minas Gerais (IFNMG), no período de junho de 2014 a junho de 2015. Neste contexto foi possível analisar as dificuldades e possibilidades do uso das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) no desenvolvimento do processo de ensino-aprendizagem, por meio da ação pedagógica dos docentes. Para a produção do trabalho foi observada a prática coletiva dos professores e dos tutores, no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) do curso e foram aplicados questionários a estes profissionais para sustentação do trabalho. Recorremos ainda, à utilização da pesquisa bibliográfica, cujo desenvolvimento teórico partiu da revisão conceitual sobre o tema apresentado, baseada em concepções de autores da área pesquisada, a exemplo de Lévy (2007), Libâneo (2009), Mill (2012), Moran (2003), Nóvoa (2010), Veiga (2008), Zalaba (1998), dentre outros.  Concomitante, foram realizados estudos de documentos institucionais, o que nos proporcionou à realização da caracterização do curso e ainda traçar o perfil dos docentes, com análise dos recursos utilizados por eles no desenvolvimento das atividades planejadas. Nas considerações finais foram sugeridas recomendações sobre o ato de ensinar em EaD, com ressalvas sobre a importância da prática da docência coletiva e compartilhada, para uma atuação com qualidade em cursos a distância, por intermédio das TICs e do AVA.

Palavras-chave: Educação a Distância. Trabalho docente. Tecnologias de Informação e Comunicação. Docência Coletiva.

 

 

DOI: https://doi.org/10.29327/2169333.1.1-1


Texto completo:

PDF

Referências


REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

ABREU E LIMA, Denise Martins de, LIMA, Valéria Sperduti MILL, Daniel, TRANCREDI, Regina Maria Simões Puccinelli. O desafio de uma interação de qualidade na educação na Educação a distância: o tutor e sua importância nesse processo. Cadernos da Pedagogia. Anos 02, volume 02, número 04. Agosto de 2008. Disponível em www.sead.ufscar.br/outros/artigos-mill. Acesso: 23 de junho/2015.

D ÁVILA, Cristina Maria, VEIGA, Ilma Passos Alencastro. (ORGS.). Coleção Magistério: formação e trabalho pedagógico, Profissão Docente: novos sentidos, novas perspectivas. Campinas, SP: Papirus, 2008.

GUEDES, Maria Alba Guedes, MILL, Daniel, DA SILVA, Aparecida Ribeiro. Docência em Educação a Distância. Programa de Formação Continuada. Módulo III. 2012.

LAVILLE, Christian, DIONNE, Jean. A construção do saber. Manual de Metodologia da Pesquisa. Artimed. Editora Gráfica. Porto Alegre: Artmed; Belo Horizonte: EditoraUFMQ 1999

LÉVY, P. A inteligência coletiva: por uma antropologia do ciberespaço. 5º ed. São Paulo: Loyola, 2007. Disponível em https://books. google.com. br/books. Acesso: 16 de julho/2015.

LIBANEO, José Carlos. Adeus professor, adeus professora? novas exigências educacionais e a profissão docente. 11 ed. São Paulo: Cortez, 2009.

MACHADO, Liliana Dias, ALMEIDA, MACHADO. Elian de Castro. O Papel da Tutoria em Ambientes de EAD, 2004. Disponível em: http://www.abed.org.br/congresso2004/por/htm/022-TC-A2.htm.

MILL, Daniel, RIBEIRO, Luis Botelho, OLIVEIRA, Márcia Rozenfeld Gomes de. (orgs.) Polidocência na Educação a Distância: múltiplos enfoques. (online). São Carlos. EdUFSCar, 2010. Disponível em: www.books.google.com. Acesso: 20 de maio /2015.

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA. INSTITUTO FEDERAL DO NORTE DE MINAS GERAIS. PRÓ-REITORIA DE ENSINO. Projeto de Implantação do curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Informática na Educação. Programa Universidade Aberta a Distância - UAB. 2013.

MORAM, José Manuel. Contribuições para uma pedagogia da educação on-line. 2003. Disponível em: www.usp.br/prof/moran/contrib.htm. Acesso: 20 junho. 2015.

MORAN, José Manuel. O que é Educação a Distância. Universidade de São Paulo. 2002. Disponível em: . Acesso em 24 jun. 2015.

NÓVOA, Antônio. Conteúdos que devem ser prioritários na escola. Nova Escola On-line. Gestão Escolar. Jul.2010. Disponível em https://gestaoescolar.org.br/conteudo/625/antonio-novoa-fala-sobre-conteudos-que-devem-ser-prioritarios-na-escola. Acesso em 24 jun.2017, 06:15:50.

OLIVEIRA. Ramony Maria da Silva Reis. A tutoria no Contexto da EAD. Universidade Estadual de Montes Claros – UNIMONTES: 2012.

SINDER, Marilene. Introdução à avaliação da aprendizagem e à avaliação institucional. 2009. Disponível em: http://pt.scribd.com/doc/61236034/sobre-avaliacao#scribd. Acesso: 26 jun. 2015.

SINDER, Marilene. Introdução à avaliação da aprendizagem e à avaliação institucional. 2009. Disponível em: http://pt.scribd.com/doc/61236034/sobre-avaliacao#scribd. Acesso: 26 jun. 2015.

ZABALA, Antoni. A prática educativa: como ensinar. Porto Alegre: Editora Artes Médicas Sul Ltda., 1998.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.