JOGOS EDUCATIVOS NO ENSINO DE QUÍMICA AS DIFERENTES CONCEPÇÕES DE CONSTRUÇÕES TEMÁTICAS POR ALUNOS DO ENSINO MÉDIO A PARTIR DO JOGO CARA A CARA®

Hayume Emanuelle Martins Brito, Brígida Talita Costa Dias de Freitas, Farley Jean de Sousa, Ricardo Magalhães Dias Cardozo

Resumo


Atualmente, no ensino de química, a abordagem lúdica por meio de jogos educativos vem sendo muito utilizada como ferramenta pedagógica. No entanto, para o Ensino Médio, recomenda-se a utilização de jogos mais elaborados, utilizando-se principalmente os jogos intelectuais. Nesse sentido, desenvolveu-se uma metodologia alternativa, levando os alunos a construção do seu próprio jogo educativo, com o objetivo de estimular suas habilidades criativas e cognitivas. O público alvo foram alguns alunos de segundo e terceiro anos do Ensino Médio de uma escola pública de Salinas/MG. Foram confeccionados dez jogos alternativos ao jogo Cara a Cara®, abordando os temas: tabela periódica, funções orgânicas e inorgânicas, soluções, métodos de separação de misturas e história da química a partir da utilização de materiais recicláveis de baixo custo. Este trabalho vem descrever as diferentes concepções temáticas desses alunos na construção dos jogos.

 

 

DOI: https://doi.org/10.29327/2169333.1.2-3


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