A EDUCAÇÃO NA ATUALIDADE: UMA ANÁLISE PAUTADA NA SUBJETIVIDADE DAS METODOLOGIAS DE ENSINO E NAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TIC)

Claudia da Silva Inoue, Regina Lúcia Sobral dos Santos, Aline Patrícia Sobral dos Santos, Gustavo Henrique Silva de Souza, Nilton Cesar Lima

Resumo


No campo da educação, uma das questões que sempre foi tratada como essencial e ainda é nos dias atuais é a eficácia do processo de ensino-aprendizagem. Comumente, essa questão é alvo de estudos focados com a resolução de problemas educacionais e sociais para a melhoria do ensino e, consequentemente, da aprendizagem. Assim, este artigo tem por objetivo analisar a educação nos dias atuais tendo-se como bases de discussão a subjetividade das metodologias de ensino e as Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC). O estudo foi conduzido por meio de uma pesquisa bibliográfica e exploratória, fundamentado na literatura corrente. O que se evidencia é que as novas tecnologias têm auxiliado o processo de ensino-aprendizagem, tornando-o mais objetivo e focado em propósitos de formação. Apesar disso, não se verifica uma melhoria no que diz respeito ao processo educativo e não puramente formativo. A pesquisa revela que valores pedagógicos e didáticos influem na melhoria da educação, mas que discussões sobre os contextos político e social devem ser levadas em consideração.



DOI: https://doi.org/10.29327/2169333.1.2-4


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