MAPA DAS CULTURAS DO IFNMG: IDENTIFICAÇÃO DE AÇÕES DE EMPREENDEDORISMO CULTURAL

Yuri Bento Marques, Gustavo Henrique Silva de Souza, Leandro de Paula Liberato, Sérgio Lana Morais, Bruno Dias Bento, Francis Bento Marques

Resumo


O objetivo deste artigo é apresentar os impactos e possibilidades em empreendedorismo cultural por meio do Mapa das Culturas do IFNMG (Instituto Federal do Norte de Minas Gerais), uma plataforma on-line que visa à identificação e a divulgação dos agentes, artistas, artesãos, eventos, projetos e espaços culturais nesta área de abrangência. De tal modo, por meio de um estudo bibliográfico e documental de abordagem descritiva, aborda-se a criação do Mapa das Culturas do IFNMG e discutem-se os avanços decorridos da implantação dessa plataforma para o crescimento e consolidação das manifestações culturais regionais. Em setembro de 2020, o Mapa das Culturas do IFNMG já possuía o registro de 181 agentes, 52 eventos, 17 equipamentos e 7 Projetos culturais, com 14.362 visualizações com um pouco mais de 1 ano de sua implementação. Depreende-se que o Mapa das Culturas do IFNMG possibilita que os agentes culturais da região obtenham melhor posicionamento em sites (buscadores) de pesquisa e maior qualidade dos dados para pesquisas governamentais, científicas e comerciais. Em consequência disso, esperam-se maiores oportunidades para os trabalhadores da cultura regionais e maior desenvolvimento socioeconômico.

Palavras-chave: Empreendedorismo. Cultura. Plataforma Web. Norte de Minas Gerais.

 

 

DOI: https://doi.org/10.29327/2169333.3.1-2


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