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Diretrizes para Autores

A Revista Multifaces publica trabalhos inéditos que contemplem a dimensão da pesquisa, ensino ou extensão em diversas áreas do conhecimento, conforme especificações abaixo:

a) Artigos científicos que relatem trabalho original elaborado a partir de resultados inéditos de pesquisa e que ofereçam contribuições para o progresso do conhecimento científico e tecnológico. O trabalho deverá conter o mínimo de 10 e o máximo de 15 páginas e contemplar, obrigatoriamente, os seguintes tópicos:

Título (em Português e em uma das seguintes línguas estrangeiras: Inglês ou Espanhol); Resumo em Português (com, no máximo, 1250 caracteres, sem considerar a inclusão de espaços); Palavras-chave em Português (mínimo três e máximo cinco); Resumo em língua estrangeira (com, no máximo, 1250 caracteres, sem considerar a inclusão de espaços) e palavras-chave em língua estrangeira (mínimo três e máximo cinco); Introdução, contemplando objetivos e justificativa; Revisão de literatura; Metodologia da pesquisa; Resultados e Discussão; Conclusões ou Considerações finais; Referências.

b) Relatos de experiência cujo foco seja o desenvolvimento de projetos de extensão e/ou do processo de ensino e aprendizagem e que incorporem a diversidade temática existente na pesquisa e na prática pedagógica de diversas áreas. Nesta seção, cabem relatos de propostas didáticas desenvolvidas objetivando a melhoria do processo de ensino e aprendizagem, bem como relatos de ações e programas desenvolvidos junto à comunidade visando o desenvolvimento social e a disseminação de conhecimentos e tecnologias. As contribuições da experiência e os indicadores dos resultados obtidos deverão estar explicitados. O trabalho deverá conter o mínimo de 10 e o máximo de 15 páginas e contemplar, obrigatoriamente, os seguintes tópicos:

Título (em Português e em uma das seguintes línguas estrangeiras: Inglês ou Espanhol); Resumo em Português (com, no máximo, 1250 caracteres, sem considerar a inclusão de espaços); Palavras-chave em Português (mínimo três e máximo cinco); Resumo em língua estrangeira (com, no máximo, 1250 caracteres, sem considerar a inclusão de espaços) e palavras-chave em língua estrangeira (mínimo três e máximo cinco); Introdução, contemplando objetivos e justificativa; Revisão de literatura; Metodologia de desenvolvimento da proposta; Resultados e Discussão; Conclusões ou Considerações finais; Referências.

c) Revisão de literatura que apresente análise crítica sistematizada da literatura sobre determinado assunto. O trabalho deverá conter o mínimo de 8 e o máximo de 12 páginas e contemplar, obrigatoriamente, os seguintes tópicos:

Título em Português e em uma das seguintes línguas estrangeiras: Inglês ou Espanhol. Resumo em Português com, no máximo, 1250 caracteres, sem considerar a inclusão de espaços. Palavras-chave em Português (mínimo três e máximo cinco). Resumo em língua estrangeira com, no máximo, 1250 caracteres, sem considerar a inclusão de espaços. Palavras-chave em língua estrangeira (mínimo três e máximo cinco). Introdução: apresentar sucintamente o tema; explicitar os objetivos, de forma clara e objetiva; justificar a realização do estudo. Revisão de literatura: descrever os métodos e procedimentos adotados; informar as fontes pesquisadas e os critérios para sua escolha, com as devidas justificativas; utilizar contribuições recentes e não só antigas. Discussão: destacar informações relevantes; fazer comparações e tecer relações; apresentar interpretações originais. Explicar os aspectos importantes do estudo e suas implicações.  Informar suas limitações e fazer recomendações decorrentes. Apontar lacunas e/ou questionamentos que indiquem a necessidade de novos estudos. Enfim, discutir todos os aspectos que possam contribuir para a originalidade do trabalho. Conclusões ou Considerações finais: devem ser alusivas aos objetivos do estudo. Referências.

Em todos os tipos de trabalhos, caso sejam apresentadas tabelas e figuras, elas deverão constar no corpo do texto. O arquivo não deverá ultrapassar 10 MB. Modelos de submissão com mais informações e formatação estão disponíveis abaixo:


Modelo de Artigo


 
 
 
 
 

Textos que apresentem semelhanças com outros já publicados, configurando plágio ou autoplágio serão excluídos do processo de avaliação. Os manuscritos submetidos não devem estar em processo de análise por outros periódicos. A responsabilidade pela veracidade das informações prestadas e conteúdo dos artigos é dos autores.

No caso de utilização de imagens dos sujeitos envolvidos, deverá ser enviada cópia do Termo de Autorização assinado por eles (ou seus responsáveis).

O arquivo submetido não deve conter os nomes dos autores e qualquer outra identificação que comprometa a imparcialidade da avaliação. O número de autores limita-se a seis.


FORMATAÇÃO:

Os trabalhos deverão estar em Língua Portuguesa (exceção feita ao título, resumo e palavras-chave em língua estrangeira) e ser digitados em página A4; fonte Times New Roman, tamanho 12,  margens 2,5. As citações diretas com mais de três linhas devem estar separadas dos textos que as antecedem e as sucedem por um espaço de 1,5 e serem feitas com fonte tamanho 10, entrelinhas simples, recuo de 4 cm da margem esquerda e sem aspas.  Para informações mais detalhadas, veja os modelos de submissão acima.

Deverão ser contempladas as normas gramaticais vigentes e rigorosamente observadas as Normas Técnicas da ABNT (NBR 6022:2003; NBR 6023:2002; NRB 6024:2012; NBR 10520:2002; NBR 6028:2003, dentre outras).

EXEMPLOS DE REFERÊNCIAS:

Livro:

CHARAUDEAU, P.; MAINGUENEAU, D. Dicionário de análise do discurso. São Paulo: Contexto, 2004.

PERELMAN, C.; OLBRECHTS-TYTECA, L. Tratado da argumentação: a nova retórica. São Paulo: Martins Fontes, 2005.

 

Capítulo de livro:

JIMÉNEZ-ALEIXANDRE, M. P.; ERDURAN, S. Argumentation in Science Education: An Overview. In: ERDURAN, S.; JIMÉNEZ-ALEIXANDRE, M. P. (Eds). Argumentation in Science Education: Perspectives from classroom-Based Research. USA, Tallahasse: Springer, 2008. p. 3-27.

 

Artigo:

ACAR, O.; TURKMEN, L.; ROYCHOUDHURY, A. Student difficulties in socio-scientific argumentation and decision-making research findings: crossing the borders of two research lines. International Journal of Science Education, v. 32, n. 9, p. 1191-1206, 2010.

MENDES, M. R. M.; SANTOS, W. L. P. dos. Argumentação em discussões sociocientíficas. Investigações em Ensino de Ciências, v. 18, n. 3, p. 621-643, 2013. Disponível em: <https://www.if.ufrgs.br/cref/ojs/index.php/ienci/article/view/117/81>. Acesso em: 01 set. 2016.

 

Lei:

BRASIL. Lei nº. 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L9394.htm>. Acesso em 28 ago. 2016.

 

OBS: A SUBMISSÃO DE TRABALHOS TEM FLUXO CONTÍNUO.

 

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

  1. O trabalho não está em processo de análise por outros periódicos

  2. O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na seção "Sobre" da Revista.

  3. A formatação está em conformidade com o modelo de submissão fornecido pela Revista.

  4. O arquivo da submissão está em formato .doc

  5. URLs para as referências foram informadas quando possível.

  6. A declaração de direitos autorais foi lida e aceita.

 

Declaração de Direito Autoral

As publicações são licenciadas com uma Licença CC Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0



a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.

 

b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.

 

c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).

 

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